Se você está finalizando o ensino médio, talvez já tenha percebido que precisará fazer escolhas importantes para a sua vida. Uma delas é decidir se será necessário mudar de cidade para fazer faculdade.
É verdade que decidir sobre um assunto como esse não é fácil. Para ajudar você nessa tarefa, analisamos aqui os principais aspectos que precisam ser considerados antes de resolver arrumar as malas e se mudar para cursar sua graduação em outra cidade. Vamos lá?
Por que mudar de cidade para fazer faculdade?
1. As instituições de ensino locais não são de qualidade
Alguns estudantes são categóricos em dizer que as faculdades da sua cidade possuem um ensino fraco. Porém, muitos que pensam dessa forma nem chegam a fazer uma pesquisa cuidadosa para comparar o nível da educação das faculdades de sua cidade com as de outras regiões.
A razão para essa forma de pensar pode ser o simples fato de não valorizar “o produto da casa” ou achar que as instituições de ensino superior de cidades pequenas não são reconhecidas no mercado.
Mas isso não é verdade. Por exemplo, algumas faculdades localizadas em cidades menores já obtiveram excelentes notas no Enade — Exame Nacional de Desempenho de Estudantes — e são muito conceituadas.
2. Você deseja ganhar uma liberdade maior
Outro motivo para que estudantes queiram estudar longe de casa é ganhar maior liberdade, visto que não ficarão sobre o controle dos seus pais.
Porém, pensar somente em ganhar maior liberdade faz com que o jovem se esqueça de todas as responsabilidades que acompanham essa decisão, como contas a pagar, dificuldade de adaptação, saudades da família, etc. Para lidar bem com isso, o estudante precisa de muita madureza emocional.
3. As boas oportunidades de emprego estão apenas nos grandes centros
Ainda outra causa que leva alguns a mudar de cidade para fazer faculdade é achar que, estudando em outra região, principalmente em cidades grandes, as oportunidades de emprego serão maiores.
Mas nem sempre as boas vagas de trabalho estão fora do local em que mora, pois pode ser que conseguir um ofício no lugar onde o profissional já é conhecido seja bem mais fácil. Além disso, se o estudante já possui um emprego onde mora, deixar esse trabalho que pode ajudá-lo a pagar as despesas da faculdade pode não ser uma boa opção.
4. Os gastos são menores em uma faculdade pública
E, por fim, alguns jovens moram em cidades que não possuem uma universidade pública e, por isso, vão em busca de um lugar que tenha uma achando que os gastos com uma instituição particular serão muito altos.
Mas, quando colocam na ponta do lápis os custos de se morar em outro município, como aluguel, alimentação, transporte, luz, água, etc., alguns estudantes chegam à conclusão de que pagar uma faculdade particular perto de sua casa fica quase o mesmo valor que gastará com as despesas para estudar em uma universidade pública em outra cidade.
Diante desses fatos, é muito importante que o jovem pense com cautela a respeito dessa importante decisão. Nesse momento, deixe de lado ilusões infundadas e, com a ajuda de seus pais, encare racionalmente as vantagens e desvantagens de uma possível escolha.
Agora, queremos saber a sua opinião: você acha que vale a pena se mudar de cidade para fazer faculdade? Deixe seu comentário aqui no post e conte pra gente!