(31) 98496-4749

Segunda a sexta, de 14h30 às 21h30​

(31) 3571•9300

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Ouvidoria

A Ouvidoria é o canal de comunicação que liga os públicos internos e externos à Faculdade Asa. Ele é aberto não só para direção, coordenação, alunos, professores e funcionários da instituição, mas também para a sociedade. Trata-se de um espaço para a efetivação de elogios, sugestões, críticas, denúncias e reclamações sobre o atendimento, instalações e serviços prestados pela faculdade.

Os registros e observações recebidas na ouvidoria são utilizados pelas instâncias acadêmicas e administrativas como ferramenta para promoção de ações de melhoria constante dos serviços prestados pela instituição.

Os processos informacionais são coordenados pelo ouvidor oficial da instituição que age com autonomia, buscando a desburocratização das informações ou quando necessário recorre às coordenadorias de cursos, direção ou setores específicos a fim de garantir a integridade das respostas fornecidas ao público.

Perguntas e respostas frequentes

A Ouvidoria está aberta para ouvir e dar encaminhamento aos assuntos e serviços relacionados à Faculdade Asa de Brumadinho e seus públicos. Qualquer pessoa que sentir-se insatisfeita ou mal atendida em qualquer setor da instituição deve procurá-la. Sua função é atuar junto às Diretorias e demais setores, transmitindo e buscando soluções para:

  • Reclamações relacionadas aos serviços prestados pela instituição ou terceirizados;
  • Sugestões para o aprimorar os serviços prestados;
  • Elogios e agradecimentos às ações da faculdade e de seus funcionários.

A Ouvidoria é a unidade que atua no atendimento aos públicos da Faculdade Asa, recebendo, orientando e avaliando as manifestações que visem acolher opiniões, sugestões, críticas, reclamações dos serviços prestados pela instituição.

Cada manifestação recebida é lida, registrada e respondida de acordo com as providências adotadas. Todo o procedimento de atuação da Ouvidoria se dá em estreita articulação com as diretorias da instituição.

O princípio da Ouvidoria Geral da Faculdade Asa é de atuar de maneira rápida e eficaz. Entretanto, cada demanda tem um tempo diferente de tratamento e resposta. Isso depende da complexidade, e dos encaminhamentos que precisarão ser feitos pelas áreas responsáveis, até que a demanda seja considerada solucionada e concluída.

Se você tem receio de fazer uma reclamação e sofrer represálias, saiba que é possível encaminhar à Ouvidoria Geral da Faculdade Asa qualquer manifestação sem identificação – embora a Constituição Federal brasileira no seu art.5 desestimule o anonimato, defendendo o direito à manifestação de todos.

De mesma forma, caso queira identificar-se, a Ouvidoria assegura o direito à confidencialidade, resguardando o sigilo sobre a sua identidade. A Ouvidoria Geral da Faculdade Asa se alicerça nos valores da ética, transparência e respeito aos direitos humanos, e para isso fundamenta suas ações na garantia de preservar os dados informados.

Em situações nas quais não seja possível tratar de alguma demanda sem a identificação do demandante, o encaminhamento da mesma só ocorrerá com a sua autorização.

Reclamação é uma expressão de insatisfação ou opinião desfavorável, como um protesto, uma queixa ou crítica, aos serviços prestados pela Faculdade Asa. Já a denúncia é uma forma de manifestação, na qual são informadas ocorrências fraudadoras ou contrárias à lei, à ordem pública ou a algum regimento, regulamento ou estatuto da Instituição.

As denúncias não são recebidas pela Ouvidoria da faculdade, mas sim pela Secretaria para encaminhamento ao Jurídico da Instituição.

QUALQUER DEMANDA PARA A OUVIDORIA PODE SER FEITA PELOS CANAIS:

  • Via formulário que está abaixo;
  • Por e-mail: ouvidoria@faculdadeasa.com.br;
  • Pelo telefone (31) 3571-9300 ;
  • Caixa de sugestão localizada na entrada da secretaria;
  • Pessoalmente na sede da instituição.

ATENDIMENTO DA OUVIDORIA:

  • Segunda-feira, de 19h às 22h;
    Quinta-feira, de 19h às 20h;

    Atendimento presencial ou pelos canais listados acima.