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Segunda a sexta, de 14h30 às 21h30​

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fies

Fundo de Financiamento Estudantil

O Fundo de Financiamento Estudantil, criado pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, é uma ação do Ministério da Educação (MEC) que financia cursos superiores não gratuitos com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

A inscrição no Fies é feita exclusivamente pela internet, por meio do Sisfies nos períodos indicados MEC. Poderá se inscrever no processo seletivo o candidato que participou do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), a partir da edição de 2010 e tenha obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos e nota superior a 0 (zero) na redação.

Graças ao conceito máximo máximo (5) do curso de Ciências Contábeis e excelentes conceitos nos demais cursos, a Faculdade Asa tem se destacado no cenário da educação nacional e ofertado grande número de vagas pelo FIES, quando comparada a outras instituições. O curso tem o maior número de vagas encontradas em toda a cidade de Betim/MG e de todas as faculdades de Contagem juntas.

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) teve várias normas alteradas. Para ficar por dentro de tudo o que mudou, informações sobre inscrições, regras, condições, taxas de juros e modalidades de financiamento, acesse: fies.mec.gov.br.

Dúvidas: 0800-616161 – de segunda a sexta-feira, de 08h00 às 20h00.

DEPOIS DE SE INSCREVER NO SITE

Você deverá apresentar os documentos para conferência do setor responsável, na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da Faculdade Asa.

Financiamento próprio

Se você não se enquadra no perfil do FIES também pode optar por financiar parte da sua graduação pelo PEP ASA – Parcelamento Estudantil Próprio.

ADITAMENTO DO FIES

O aditamento de renovação semestral dos contratos de financiamento, simplificados e não simplificados, deverão ser realizados por meio do Sistema Informatizado do FIES, mediante solicitação da Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) e confirmação eletrônica pelo estudante financiado.

Após a solicitação do aditamento pela CPSA, o estudante deverá verificar se as informações inseridas no SisFIES estão corretas e:

  1. Se estiverem corretas, confirmar a solicitação de aditamento em até 20 (vinte) dias contados a partir da data da conclusão da solicitação e, em seguida, comparecer à CPSA para retirar uma via do Documento de Regularidade de Matrícula (DRM), devidamente assinada pelo presidente ou vice-presidente da Comissão;
  2. Se as informações estiverem erradas, deve rejeitar a solicitação de aditamento e entrar em contato com CPSA para sanar as incorreções e solicitar o reinicio do processo de aditamento.

Em se tratando a solicitação de aditamento não simplificado, o estudante, após assinar o DRM, deverá dirigir-se ao Agente Financeiro, acompanhado do seu representante legal e dos fiadores, quando for o caso, para formalizar o aditamento ao contrato de financiamento em até 10 (dez) dias contados a partir do terceiro dia útil imediatamente subsequente à data da confirmação da solicitação de aditamento.

Documentação que deve ser apresentada pelo estudante à instituição bancária

Para renovar a contratação do financiamento (aditamento de contrato) deverão ser apresentados os documentos (originais e fotocópias):

Documentos do aluno

  • Documento de Regularidade de Inscrição (DRI) emitido pela Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento do FIES (CPSA);
  • Termo de concessão ou de atualização do usufruto de bolsa parcial do ProUni, quando for o caso;
  • Documento de identificação;
  • CPF próprio e, se menor de 18 anos de idade não emancipado, CPF do seu representante legal;
  • Certidão de casamento, CPF e documento de identificação do cônjuge, se for o caso;
  • Comprovante de residência.

Documentos do fiador (no caso da opção por fiança convencional ou fiança solidária)

  • Documento de identificação;
  • CPF;
  • Certidão de casamento;
  • CPF e documento de identificação do cônjuge, se for o caso;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de rendimentos, salvo no caso de fiança solidária.

REGRAS PARA TRANSFERÊNCIA

A mudança de uma instituição de ensino para outra ou a mudança de um curso do Fies deve ser realizada, em junho ou dezembro do semestre que está cursando ou que está suspenso. Caso a mudança seja de curso, ela ocorrerá dentro da mesma instituição de ensino, já se a mudança for de instituição de ensino, ela ocorre de uma instituição para outra, mas o curso será o mesmo.

A mudança de curso só poderá ocorrer uma única vez na mesma instituição de ensino. O estudante poderá solicitar a mudança de curso do Fies ou instituição no último mês do semestre que se está cursando.

Antes de procurar acesso a esse sistema, o estudante deve verificar, se a instituição a qual pretende cursar tem adesão de acordo ao Fies e ao Fundo Garantidor de Operações de Crédito Educativo. É preciso verificar também se o curso que pretende cursar tem avaliação positiva do MEC.

Os estudantes que aderiram ao Fies antes de 14 de janeiro de 2010 e queiram mudar de curso ou de instituição no Fies precisam apresentar o pedido à Caixa Econômica Federal.

O estudante pode cadastrar a sua solicitação uma única vez por semestre, seja qual for o tipo de transferência, desde que o tempo compreendido entre o início da utilização do FIES e o desligamento da instituição de ensino superior não seja mais que 18 meses.

O estudante deverá fazer o seu pedido de transferência de curso ou instituição de ensino superior por meio do Sistema Informatizado do Fies (SisFies).

PROCEDIMENTOS DE TRANSFERÊNCIA DO PROUNI / FIES

A transferência integral de curso ou de instituição de ensino deverá ser realizada por meio do SisFIES (sisfiesportal.mec.gov.br).

PASSO A PASSO

1 – O aluno solicita no SisFies a transferência desejada;

2 – A CPSA de origem faz a validação caso as informações registradas no Sisfies e os documentos do estudante estejam em conformidade com as normas do FIES;

3 – A CPSA de destino faz a validação, caso as informações registradas no Sisfies e os documentos do estudante estejam em conformidade com as normas do FIES.

A transferência só poderá ser solicitada pelo estudante se o aditamento de renovação semestral do financiamento, relativo ao semestre de transferência, não estiver em trâmite ou contratado.

SITES DE APOIO PARA INFORMAÇÕES DETALHADAS

HORÁRIO DE ATENDIMENTO CPSA/ASA – 19h às 22h20

Segunda-feira – Serviço interno sem atendimento aos alunos;
Terça e quinta – Análise e recebimento de documentação (atendimentos serão realizados com distribuição de senhas limitadas);
Quarta e sexta – Aditamento / transferência / suspensão e outros (aditamentos serão realizados por ordem de chegada).