(31) 9 9708-6211

Segunda a sexta, de 14h30 às 21h30​

(31) 3571•9300

Segunda a sexta, de 14h30 às 21h30

Projeto do curso de Direito Asa: Atualidades e Competências Interdisciplinares

Estamos sempre em busca de inovação, por isso, inovamos mais uma vez criando uma metodologia diferenciada, em que a formação completa do aluno é pensada do 1º ao 10º período. No 10º período, mais uma vez, acontece a interdiciplinaridade.

Com esse propósito, criamos o projeto “Atualidades e Competências Interdisciplinares”, destinado aos alunos do 10º período do curso de Direito. Organizado pelo Professor Jesmar César da Silva e Professor Jorge Patrício, o projeto é muito relevante pois promove uma formação completa aos nossos alunos.

A cada semestre teremos uma nova programação. Divulgaremo em nossas redes sociais temas e professores, fiquem ligados.

Conheça o projeto:

Área/Tema

Desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial, relacionando o conteúdo lecionado com uma prática interdisciplinar e reflexiva.

Resumo

Aulas em conjunto com temáticas atuais que tratam das disciplinas envolvidas, com dois ou mais professores. Participação das turmas com debates e reflexões em sala (google met) com os alunos da turma envolvida diretamente.

Justificativa

Indispensável ao avanço da educação, especialmente ao relacionarmos os conhecimentos do currículo obrigatório ao pensamento crítico e a interdisciplinaridade, um dos principais mecanismos para que o aluno consiga fazer uma relação entre as matérias e perceber como os conhecimentos são interdependentes.

Por isso, um dos caminhos mais oportunos para trabalhar a interdisciplinaridade é relacionar os conteúdos a situações reais. Por meio de eixos temáticos delimitados, é possível englobar as diferentes áreas do conhecimento em prol de soluções para desafios propostos ― o que também vai ao encontro dos objetivos das metodologias ativas de aprendizagem.

Com essa sistematização, conteúdos que seriam oferecidos da maneira convencional passam a ser trabalhados de forma conjunta de acordo com os aspectos de cada disciplina.

Objetivo

Preparação do aluno para uma reflexão crítica e interdisciplinar observando na atualidade a pertinência da disciplina estuda.

Graças à interdisciplinaridade, além do engajamento com o processo de ensino-aprendizagem, é possível estimular as competências e habilidades necessárias para uma formação educacional sólida, incluindo aspectos não cognitivos. Dessa forma, é fomentada a missão de construir profissionais críticos e que contribuam de fato para a sociedade.

Descrição da metodologia

As aulas serão divididas em três momentos.

Será selecionado tema ou fato atual (reportagem ou texto técnico) que possa ser tratado de forma interdisciplinar entre os professores envolvidos. Cada professor envolvido faz uma exposição sobre o assunto, com a abordagem da disciplina que leciona, relacionando-a com a temática e com tópicos tratados no plano de ensino.

Após, será aberta a palavra para os alunos, para em 20 min exporem suas impressões, colocações, reflexões e perguntas sobre o tema. Após será oportunizado 10 min para cada professor fazer suas conclusões.

Equipe

Professores de diversas disciplinas do curso de Direito da Asa com a coordenação dos professores organizadores Jesmar César Silva e Professor Jorge Patrício

Outras
Notícias