Ao terminar o ensino médio, muitas pessoas optam por iniciar uma graduação, visando ter mais oportunidades no mercado de trabalho. Para tanto, grande parte dos estudantes recorre ao FIES ou Prouni.
Já outras preferem fazer um curso técnico para se especializar em uma área, e, depois de um tempo, percebem a necessidade de uma graduação para alavancar a carreira.
Se você já escolheu um curso superior ou tem alguns em mente, é hora de pesquisar se você se encaixa nos critérios para concessão de crédito do FIES ou se tem média suficiente para optar pelo Prouni.
Caso você não preencha os requisitos básicos para tal, não se preocupe, pois existem outros programas que podem te ajudar a começar o curso superior sem pesar muito nas suas contas.
É necessário pesar as possibilidades quando o FIES ou Prouni estão descartados das opções. Por isso, neste post, selecionamos algumas dicas de como conseguir crédito para fazer uma graduação:
Conheça as possibilidades de crédito da própria instituição
Muitas instituições de ensino superior oferecem a chance de concorrer a bolsas de estudos, como as bolsas de iniciação científica e bolsas institucionais. Mas, caso você tenha que trabalhar e estudar, essas bolsas exigirão mais de você.
Muitas instituições também apresentam programas de financiamento próprios que, geralmente, são oferecidos para alunos que fazem o vestibular ou usam a nota do ENEM para ingressar na faculdade. O processo seletivo costuma ser bem simples e a aprovação vai depender de alguns critérios.
Verifique as oportunidades de redução de custos
Mesmo que você não consiga uma bolsa ou o crédito da instituição, ainda existem algumas formas de reduzir os custos de seus estudos. Verifique, por exemplo, se você vai ter muitas despesas com o deslocamento até o campus e se existe transporte gratuito para chegar até as aulas.
Você pode procurar pela instituição que ofereça diferentes formas de descontos em mensalidades, como, por exemplo, descontos para pagamentos antecipados, descontos por indicar amigos para estudarem na instituição, entre outros.
Busque por diferentes formas de crédito privado
Caso nenhuma dessas opções para substituir o FIES ou Prouni seja viável, você ainda pode procurar pelo financiamento de crédito privado. Alguns financiamentos são famosos por suas taxas de juros baixas e pela facilidade de conseguir o crédito, como o Parcelamento Estudantil Próprio.
Nesse tipo de financiamento, é essencial pesquisar sobre as condições de aquisição de crédito, como o valor da dívida futura e as formas de sanções que podem ocorrer caso você não consiga cumprir com o prometido, entre outras informações que vão te dar segurança quanto a negociação.
Tente negociar as mensalidades
Essa dica é para você que já ingressou em um curso de graduação e não está conseguindo mais controlar os gastos. Você não precisa desistir! Procure pela sua instituição e verifique as possibilidades de negociar as suas mensalidades atrasadas.
Você também pode optar por iniciar uma das formas de crédito citadas acima, de acordo com as suas necessidades e com o seu orçamento. O importante é continuar o seu curso com qualidade e entender que seu futuro pode depender desse investimento.
FIES ou Prouni são opções que ficam cada vez mais burocráticas e de difícil acesso, no entanto, é possível diminuir os custos dos seus estudos com outras soluções. Siga as nossas dicas e aposte no seu futuro!
E aí, gostou desse artigo? Quer acompanhar outras dicas como essas? Curta nosso Facebook e não perca nenhuma novidade!