(31) 9 9708-6211

Segunda a sexta, de 14h30 às 21h30​

(31) 3571•9300

Segunda a sexta, de 14h30 às 21h30

Novo Ensino Médio — tudo que você precisa saber

Novo Ensino Médio

Compartilhar artigo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

O novo ensino médio foi aprovado pelo governo Michel Temer, em 2017. A Lei n.º 13.415/2017, que ficou conhecida como a Reforma do Ensino Médio, estabeleceu uma mudança na estrutura do Ensino Médio.

Em 2018, aconteceu a aprovação da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio que definiu os conteúdos a serem ofertados nos últimos três anos da Educação Básica, estabelecendo assim o Novo Ensino Médio.

Mudanças curriculares

Começando agora, em 2022, as mudanças serão feitas de forma gradativa tanto para as escolas públicas quanto privadas.

Nesse novo modelo, as disciplinas serão divididas como no ENEM, ou seja, por áreas de conhecimento. Aqui, a principal mudança acontece na maneira que serão ministradas (interdisciplinarmente) — os estudantes seguem estudando as mesmas matérias, porém, somente a Língua portuguesa e a Matemática se mantém obrigatórias nos 3 anos.

Como será a nova grade curricular do Ensino Médio — Foto: Arte: g1
Imagem: novo formato da grade curricular (G1)

As áreas de conhecimento ficaram divididas da seguinte forma:

  • Linguagem e suas tecnologias: português, inglês, artes e educação física;
  • Matemática e suas tecnologias;
  • Ciências da natureza e suas tecnologias: biologia, química e física;
  • Ciências humanas e sociais aplicadas: história, geografia, sociologia e filosofia.

Essa estrutura corresponde então a 60% da grade curricular. Os 40% restantes correspondem ao chamado Itinerários Formativos, onde o aluno escolherá uma formação à parte, seguindo as suas intenções profissionais

Seguindo o documento publicado pelo Ministério da Educação, essa modalidade corresponde às 1.200 horas (40%) a serem divididas durante os 3 anos de formação. Essa também foi dividida em áreas de interesse:

  • Investigação Científica: ampliar a capacidade dos estudantes de investigar a realidade, compreendendo, valorizando e aplicando o conhecimento sistematizado;
  • Processos Criativos: aprender a utilizar conhecimentos, habilidades e recursos de forma criativa para propor, inventar, inovar;
  • Mediação e Intervenção Sociocultural: apropriar os estudantes de conhecimentos e habilidades que os permitam atuar como agentes de mudanças e de construção de uma sociedade mais ética, justa, democrática, inclusiva, solidária e sustentável;
  • Empreendedorismo: apropriar cada vez mais de conhecimentos e habilidades que os permitam adaptar-se a diferentes contextos e criar  oportunidades para si e para os demais.

O MEC afirma que os Itinerários podem variar conforme o contexto em que a escola está inserida e conforme as necessidades e interesses dos estudantes. Além disso, as redes de ensino terão autonomia para definir quais deles serão ofertados.

Novo Ensino Médio x Cursos Técnicos

Bom, você deve estar se perguntando — e como fica a educação técnica e profissionalizante diante dessas mudanças no ensino médio?

Nós não temos ainda um documento oficial sobre possíveis mudanças e/ou adaptações. O que podemos dizer é que, o curso técnico continua a ser uma opção para os estudantes.

Dessa forma, um não anula o outro, eles, na verdade, se complementam!

Para aqueles alunos que estão buscando por diferenciais, novas oportunidades e reconhecimento no mercado, nós recomendamos que você busque por uma instituição educacional com responsabilidade social e compromisso com seus alunos.

Cursos Técnicos da Faculdade ASA

A Faculdade ASA é uma das melhores instituições da região — com infraestrutura completa e ensino humanizado, nossos professores estão prontos para receber todos os alunos!

Por que estudar curso técnico na ASA?

  • Mensalidades que cabem no seu bolso;
  • Laboratórios de última geração;
  • Aulas práticas com os melhores professores;
  • Formação em até 2 anos;
  • Entrada rápida no mercado de trabalho e
  • Muito mais!

Escolha entre Técnico em Edificações; Enfermagem; Mecânica; Mineração ou Técnico em Segurança do Trabalho e crie o seu futuro com a ASA!

**Estamos com condições especiais — 50% off nos 3 primeiros meses**

Conheça mais sobre a Faculdade Asa