Ao contrário de muitas redes sociais que surgem e têm como objetivo a interação e a comunicação instantânea, o LinkedIn veio com uma proposta diferente: interceder como uma ferramenta que ajuda você a se conectar com diversas empresas e achar o emprego que procura — tudo isso de uma maneira mais simples do que você imagina!
Ao criar um perfil no LinkedIn, você investe na sua marca pessoal, estabelece contatos profissionais e encontra novas oportunidades para investir na sua carreira. Contudo, há quem não saiba aproveitar a visibilidade que a plataforma oferece e não consiga chamar a atenção dos recrutadores ou conquistar a vaga que deseja.
Isso acontece porque alguns usuários não possuem uma página bem estruturada, coesa e com as informações necessárias para se destacar no mercado de trabalho. Pensando nisso, reunimos 4 dicas para te ajudar você a ocupar uma posição de destaque e causar uma ótima impressão com o seu perfil. Confira!
1. Escreva um bom resumo
O resumo do LinkedIn serve para você indicar seus interesses e experiências profissionais de forma rápida e sucinta. Não preenchê-lo é como deixar uma carta de apresentação em branco.
Se você deseja ser notado e ter um perfil atraente, deve se dedicar, demonstrar empenho e se preocupar com o que está exposto nele. O primeiro passo para o sucesso envolve um bom resumo, portanto, evite deixá-lo incompleto ou genérico demais.
Liberte-se de frases clichês e use sua criatividade para escrever algo que reflita sua capacidade profissional e cause uma excelente impressão. Acrescente também, ao longo do texto, palavras-chave que facilitem a identificação da sua área de interesse e das suas habilidades por um recrutador.
2. Inclua uma foto de rosto no perfil no LinkedIn
Perfis que possuem fotos são mais acessados. Isso acontece por um motivo muito simples: uma imagem sua ajuda a passar mais credibilidade aos dados que você disponibiliza na rede.
Mas cuidado! Não confunda o LinkedIn com outras redes sociais como Facebook, Twitter ou Instagram. Fotos despojadas, informais e inadequadas são um verdadeiro tiro no pé. Procure usar fotografias mais formais e com boa resolução, que dialoguem com sua área profissional de interesse.
3. Evite erros de ortografia e gramática
Erros de português são fatais em qualquer currículo impresso e são capazes até de eliminar um candidato de um processo seletivo. Então, por que seria diferente no LinkedIn?
Lembre-se que, por mais que a plataforma seja uma rede social, ela expõe suas experiências profissionais e acadêmicas, a fim de te ajudar a encontrar um emprego. Cometer erros de ortografia e gramática é a forma mais banal de causar uma má impressão em um recrutador que possa estar vendo seu perfil.
Por isso, antes de publicar qualquer informação, revise tudo. Use dicionários e corretores on-line ou peça a outra pessoa para dar uma olhada na sua página e garantir que não há nenhum erro passando despercebido.
4. Não deixe a descrição dos seus trabalhos anteriores muito simplista
Várias pessoas cometem o erro de serem demasiadamente vagas quando descrevem suas atividades passadas. Nada de colocar apenas “assistente”, “gerente” ou “auxiliar”, o período de atuação e o nome da empresa.
Você precisa ser mais abrangente. Destaque as tarefas que você executou, sua experiência em cada emprego, possíveis dados complementares e como você contribuiu para o sucesso da organização.
Seguindo nossas dicas, fica fácil construir um perfil no LinkedIn que mostre aos demais sua personalidade, seu talento e seu profissionalismo. Mas não se esqueça de mantê-lo sempre atualizado, acrescentando novas informações — como mais um idioma aprendido ou um curso profissionalizante realizado, por exemplo.
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