(31) 98496-4749

Segunda a sexta, de 14h30 às 21h30​

(31) 3571•9300

Segunda a sexta, de 14h30 às 21h30

Graduação em engenharia civil: quais habilidades um engenheiro precisa ter?

Compartilhar artigo

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email

Há quem sinta muita simpatia pela profissão de engenheiro civil, mas acha que não é capaz de fazer uma graduação em engenharia civil porque não é excelente em matemática. Talvez até você já tenha pensado assim. É claro que é importante alguma desenvoltura com os números para ser um bom engenheiro civil. No entanto, existem outras habilidades necessárias a essa profissão que são tão ou mais importantes que a de ser bom em matemática. Conheça-as a seguir.

Qual é o perfil do engenheiro civil de sucesso?

O engenheiro civil atua em diversas áreas e desenvolve tarefas que variam entre: elaborar, coordenar, implantar e operar projetos, fiscalizar as atividades profissionais referentes à hidrologia, hidráulica, geotécnica, construção civil, saneamento, transporte e meio ambiente. Além disso, esse profissional também pode atuar na avaliação do impacto de projetos de engenharia civil no contexto social e no meio ambiente, entre outros.

Durante a graduação em engenharia civil, o estudante amadurece melhor a ideia de em qual setor irá atuar, e direciona seus estágios para o setor que julgar mais adequado ao seu perfil. É claro que esse amadurecimento ou preferência, às vezes, pode ser guiado pelas boas oportunidades que surgem. Algumas pessoas entram na graduação em engenharia civil sonhando e planejando trabalhar com construção de casas, por exemplo, e acabam tendo excelentes chances no mercado de construção de rodovias ou pontes, e migrando para essa área.

De toda forma, como as mudanças sempre podem ocorrer, é importante utilizar o tempo da graduação em engenharia civil para se dedicar ao estudo das disciplinas de forma ampla, a fim de se tornar um profissional versátil e disposto a encarar trabalhos em setores diversos da engenharia civil.

Exatamente por se tratar de uma área de atuação tão ampla, a principal característica do perfil  do engenheiro civil de sucesso é a disposição para encarar desafios novos – e fazer isso com dedicação. Para isso, é extremamente importante verificar a grade curricular da faculdade que pretende cursar. O currículo básico é oferecido por todas, mas algumas oferecem disciplinas essenciais à formação do profissional de sucesso. E, claro, contam com bons professores para isso.

Quais são as principais habilidades que as empresas buscam em engenheiros civis?

Ao selecionar profissionais da engenharia civil, as empresas buscam pessoas com habilidades específicas das áreas para as quais estão contratando, mas algumas características são analisadas em todos os processos de seleção. Conheça-as abaixo.

  • Aptidão para raciocínio lógico e cálculos

No início, dissemos que era um equívoco pensar que é necessário ser bom em matemática para encarar uma graduação em engenharia civil. Talvez, este tópico lhe pareça, agora, contraditório. Vamos explicar: você não deve desistir do sonho de ser um(a) engenheiro(a) civil se não se considerar bom em matemática.

O conteúdo estudado na escola básica nem sempre é um bom termômetro, pois ele é mais amplo, não está relacionado diretamente à profissão que você gosta. Para seguir a carreira, é importante, sim, ter aptidão para o raciocínio lógico e para os cálculos. Afinal, o engenheiro civil terá de fazer diversas análises numéricas nas várias áreas em que poderá atuar. Entretanto, é importante lembrar que há muito equipamento digital para dar auxílio nesse sentido. O raciocínio lógico necessário aqui conta mais que aquelas habilidades com fórmulas requisitadas na matemática escolar.

  • Facilidade em desenhar, projetar e analisar construções

Calma! Você não precisa ser um grande artista do desenho. Não é por aí. É interessante ter – ou desenvolver, na graduação – a habilidade de colocar no papel os projetos de construção de forma realista, prática e objetiva. Isso pode lhe parecer extremamente complexo olhando por aqui, mas diversas faculdades oferecem matérias a fim de desenvolverem bem essa habilidade em seus alunos, como Desenho Técnico Civil/Geometria Descritiva, Desenho Técnico Digital/Arquitetônico, Construção Civil, Projetos de Obra Civil, entre outras oferecidas pela Faculdade Asa de Brumadinho, por exemplo. Todas elas também desenvolvem outra capacidade muito buscada em processos seletivos e no mercado de trabalho de engenharia civil, como a de representar obras graficamente.

Algumas outras habilidades também são muito importantes, como saber supervisionar, inspecionar e reabilitar construções. Para essas funções, é interessante notar que alguns estudos aparentemente diferentes são requisitados ao mesmo tempo. Há faculdades que oferecem, por exemplo, disciplinas de Comunicação empresarial. Essa matéria oportuniza ao estudante o acesso a um conteúdo essencial à sua carreira, com profissionais que ajudam a traçar inclusive estratégias de crescimento profissional que passam pela comunicação. Além disso, é essencial se comunicar bem para responder aos altos cargos hierárquicos e aos subordinados, para que se obtenha os resultados almejados.

No século XXI, sabemos que a preocupação ambiental também é fundamental em todas as carreiras. Não é diferente na engenharia civil. Há constantes fiscalizações, inclusive, que colocam toda a obra – resultados e empregos – em risco se os profissionais não tiverem a capacidade de avaliar corretamente o impacto ambiental de cada empreitada, e não souberem agir para evitar os problemas nesse aspecto. Para tanto, é interessante perceber disciplinas ofertadas na graduação em engenharia civil que se pretende cursar. Algumas boas faculdades oferecem, por exemplo, matérias como Gestão Ambiental e Sustentabilidade. Algumas empresas verificam esses estudos em alguns processos seletivos. Além disso, disciplinas como Filosofia, Ética e Responsabilidade Social, Ergonomia, Higiene e Segurança no Trabalho e a essencial disciplina sobre os Direitos Humanos – Etnia Racial. Tudo isso são complementos encontrados em faculdades que estão de olho no mercado de trabalho, como a Faculdade Asa de Brumadinho.

No mais, por estarmos em plena revolução digital, é muito importante que a graduação em engenharia civil que você escolher cursar esteja atenta e pronta para te preparar para os sistemas de tecnologia, softwares e demais ferramentas voltadas à engenharia civil. Existem matérias na grade curricular da Faculdade Asa de Brumadinho que garantem um aprendizado nessa área.

Além de tudo isso, questões de relacionamento também são analisadas pelos contratantes, como inteligência e jogo de cintura para trabalhar em equipe, boa comunicação e capacidade de liderança. Essas habilidades também podem – e devem – ser desenvolvidas durante a faculdade. É importante você não se cobrar de apresentar todas as habilidades necessárias a um engenheiro civil de sucesso antes de cursar a graduação em engenharia civil. Se isso fosse possível, não haveria a necessidade da faculdade existir.

Estabeleça uma estratégia, um plano de carreira, busque a melhor faculdade para você, verifique as condições de bolsa e, principalmente, comece a sua graduação em engenharia civil o quanto antes, para entrar para o mercado de trabalho cedo.

A Asa oferece, além de disciplinas importantes para um profissional de sucesso, 250 bolsas de até 100% para você começar a estudar. E gratuidade de transporte! Não perca tempo!