(31) 9 9708-6211

Segunda a sexta, de 14h30 às 21h30​

(31) 3571•9300

Segunda a sexta, de 14h30 às 21h30

Financiamento estudantil: saiba qual é a melhor opção para você

Compartilhar artigo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Alternativa para os estudantes que ainda não têm uma fonte de renda fixa, mas pretendem cursar uma faculdade particular, o FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) é um programa do Ministério da Educação (MEC) que oferece o financiamento das mensalidades para cursos do ensino superior no Brasil. Operado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o FIES existe desde 1999 e foi criado pelo MEC em substituição ao programa Crédito Educativo para permitir acesso à educação para estudantes de baixa renda.

Podem se inscrever no FIES alunos que apresentem renda familiar de até cinco salários mínimos que tenham feito o Enem (de 2010 em diante) e conseguido média mínima de 450 pontos (sem zerar a redação) e que tenham optado por cursos de graduação com conceito a partir de 4 no Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior). A escolha dos inscritos no programa é feita por um sistema que, na primeira etapa, pré-seleciona e classifica os estudantes. Na segunda etapa, os inscritos têm que apresentar a documentação exigida que comprove os requisitos mínimos estabelecidos pelo programa.

O FIES é uma ótima alternativa para estudantes que ainda não ingressaram no mercado de trabalho, já que permite que os valores das mensalidades sejam quitadas após a conclusão do curso, ou seja, quando o aluno já está capacitado para atuar com a profissão que escolheu. Para manter o programa em funcionamento, o governo passou a cobrar, a partir de 2015, a taxa de juros de 6,5% ao ano – o que é considerado abaixo do que é praticado pela maioria das instituições privadas que oferecem o mesmo tipo de serviço.

E qual é a diferença entre o FIES e o ProUni?

Assim como o FIES, o ProUni é um programa do governo voltado para estudantes de baixa renda que querem fazer um curso superior em universidades privadas e não têm condição de arcar com os valores integrais das mensalidades cobradas pelas instituições. Porém, o ProUni não oferece financiamento, e sim, bolsas de estudo. Ao final do curso, os estudantes que optarem pelo FIES deverão efetuar o pagamento das mensalidades, ainda que de forma parcelada. Os alunos que forem contemplados com uma bolsa de estudo do ProUni poderão concluir os estudos sem débitos pendentes, dependendo do tipo de bolsa – que pode ser integral ou de 50%, mediante comprovação de renda familiar mensal (até 1,5 salário mínimo dá direito à bolsa integral, e até 3 salários mínimos dá direito à bolsa de 50%). Outra diferença do ProUni é que, para manter a bolsa até o final do curso, o aluno precisa ser aprovado em, pelo menos, 75% das disciplinas de cada período letivo. Para receber uma bolsa de estudos do ProUni, é necessário, além da comprovação da renda familiar, ter concluído o ensino médio em escola pública ou particular (com prioridade para quem estudou em escola pública), ser professor da rede pública ou pessoa com deficiência. Tanto o FIES quanto o ProUni são iniciativas do governo que visam diminuir a desigualdade por meio da educação, incentivando o acesso de alunos de baixa renda em instituições de ensino superior de qualidade.

E se eu não me encaixar no perfil?

Muitos estudantes apresentam renda familiar acima do limite exigido tanto pelo FIES quanto pelo ProUni, mas ainda assim gostariam de ter uma opção de financiamento para ajudar a custear os estudos em uma instituição de ensino superior particular. Ou então, não se encaixam no perfil exigido por algum outro motivo. Se esse é o seu caso, temos uma ótima notícia para você: a Faculdade Asa oferece um programa de financiamento próprio, que é muito menos burocrático do que os programas oferecidos pelo governo e por outras instituições de ensino. Aqui na Asa, você pode financiar até 50% da mensalidade durante o curso, e o restante poderá ser pago após a sua formatura, sem juros, com os valores de acordo com a parcela vigente na época do pagamento. O financiamento é feito diretamente com a faculdade, ou seja, é um processo simples e sem relação com bancos. Outro diferencial oferecido pelo financiamento da Faculdade Asas é que ele não exige nota do ENEM: o candidato pode optar por utilizar a sua nota do exame nacional ou por fazer a prova de vestibular da Faculdade.

Outros bons motivos para estudar na Asa

A Faculdade Asa oferece cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação em diversas áreas. Como instituição de ensino superior, é avaliada pelo MEC com nota 4 em 5, ou seja, vai além do exigido pelo Ministério da Educação e está acima da média. Para realizar a avaliação e pontuar as instituições, o MEC avalia os seguintes indicadores: Índice Geral do Curso (IGC), Conceito Preliminar do Curso (CPC), Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e Indicadores de Diferença entre os Desempenhos Esperado e Observado (IDD). A nota do MEC é um indicativo da qualidade do ensino oferecido, e pode ser utilizada como referência no momento da escolha de onde estudar.

O cuidado e a dedicação com o nosso corpo discente vai além da qualidade dos cursos que oferecemos. Um reflexo disso é o transporte gratuito  que disponibilizamos para alunos moradores das cidades em torno de Brumadinho, o que representa uma diminuição grande do custo dos estudantes ao longo do período letivo, além de uma garantia e de maior segurança no deslocamento.

Ainda com o foco voltado para a formação profissional dos nossos alunos, oferecemos convênios para estágios em diversas áreas. O estágio é uma porta de entrada do estudante no mercado de trabalho, e também um uma importante ferramenta de aprendizado: é ali que o aluno coloca em prática o que aprende em sala de aula, e ao colocar em prática o conteúdo é fixado com mais facilidade. Além disso, dependendo do desempenho do estudante, é possível conquistar uma efetivação na empresa, ou seja, pode-se concluir a faculdade com um emprego garantido.

Agora não tem mais desculpa para não fazer o curso dos seus sonhos, não é mesmo? Invista em seu futuro, fale com a gente.

Para saber mais clique aqui.

Conheça mais sobre a Faculdade Asa