(31) 9 9708-6211

Segunda a sexta, de 14h30 às 21h30​

(31) 3571•9300

Segunda a sexta, de 14h30 às 21h30

FACULDADE DE DIREITO: O que você precisa saber.

Compartilhar artigo

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Pensando em fazer Faculdade de Direito mas está sem saber por onde começar? Preparamos esse texto para que você possa conhecer melhor o curso e as perspectivas de carreira. Confira!

Em outros posts já abordamos a importância desse profissional em nossas vidas – afinal, como uma sociedade, o Direito está intrinsecamente ligado ao nosso dia a dia. Em razão disso, por exemplo, mudanças e atualizações são feitas constantemente e, o reflexo disso, foi o desenvolvimento de uma nova área – o Direito Digital.

De acordo com o Portal Direito Profissional, a principal característica do Direito é justamente acompanhar “as mudanças sociais, a fim de manter a ordem e fomentar o progresso da sociedade. Uma área que exige constante atualização dos advogados é a tecnologia, afinal, os avanços tecnológicos modificam as relações jurídicas”.

Portanto, em relação ao mercado – não se preocupe, pois sempre terá espaço para você!

Perfil do novo profissional do Direito

Mais do que estar preparado para ler muuuito, ter algumas características específicas irão te ajudar a avançar na carreira. As novas demandas da sociedade apontam preferência para pessoas que são mais flexíveis, organizadas e capazes de se adaptarem facilmente.

Além disso, destacamos:

  • Capacidade e Habilidade de Argumentação;
  • Bom planejamento;
  • Mediação de Conflitos;
  • Se manterem atualizados;
  • Raciocínio Rápido;
  • Falar e escrever bem.

Bônus: se manter atualizado com as tecnologias! Desde o início da pandemia vimos uma grande dificuldade na incorporação das mídias para comunicações oficiais. Você não precisa ser um Bill Gates da vida, mas é importante ter acesso e conhecer as plataformas mais famosas.

Bônus 2: Separamos 10 sites para você começar a se inteirar nesse mundo – todos eles são essenciais para qualquer estudante, professor e profissional do Direito, confira!

Onde atuar após concluir a Faculdade de Direito?

Uma das maiores características do Direito são as inúmeras áreas que você pode seguir. Cada uma tem as suas próprias características e especificações e seria interessante escolher aquela que mais corresponde com as suas habilidades.

Conheças as 12 principais área do Direito:

  1. Direito Civil: defesa aos interesses individuais relacionados aos bens e propriedades;
  2. Direito Penal: focado em ações de crimes e contravenções;
  3. Direito Tributário: responsável por defender os contribuintes e possíveis erros na arrecadação de impostos, taxas, etc;
  4. Direito Trabalhista: estuda os direitos e deveres nas relações de trabalho;
  5. Direito Contratual: campo do Direito Civil, é focado nas questões envolvendo a elaboração de contratos;
  6. Direito Ambiental: compreender a relação do homem com o meio ambiente para conciliar os interesses econômicos com a preservação do meio ambiente;
  7. Direito Empresarial:  questões jurídicas do comércio, desde os contratos às situações para abertura e fechamento de um negócio, entre outras;
  8. Direito do Consumidor:  atua com as relações de consumo, podendo defender os consumidores ou fornecedores;
  9. Direito do Estado: regular as relações individuais e o Estado;
  10. Direito Eleitoral: destinado a estudar o processo de escolha de representantes para a ocupação de cargos eletivos, incluindo os sistemas eleitorais e sua legislação;
  11. Direito da Tecnologia da Informação: lida com as transformações culturais e comportamentais da sociedade no que diz respeito ao acesso, uso e comércio na informática;
  12. Direito da Propriedade Intelectual: dividida em Propriedade Industrial e Direito Autoral. Considerado uma evolução do Direito, o Direito de Propriedade Intelectual visa proteger autores, criadores e suas obras de plágio e reprodução sem autorização.

O Curso de Direito

A graduação de Direito tem, em média, a duração de 10 semestres (5 anos) e, a maioria das matérias são teóricas – teorias gerais e específicas.

E existem algumas disciplinas que aparecem com mais frequência que as outras:

  • Ciência Política;
  • Introdução ao Direito;
  • Português Jurídico;
  • Direito Romano;
  • Direito Civil;
  • Direito Constitucional;
  • Direito Internacional Público;
  • Ética do Profissional Jurídico;
  • Prática Jurídica Trabalhista;
  • Psicologia Jurídica.

Você pode conferir toda a Estrutura Curricular do Curso de Direito da Faculdade ASA aqui.

A Faculdade Direito Asa de Brumadinho

O Curso de Direito da Faculdade ASA está entre os melhores de Minas Gerais, com conceito 4 no MEC. O programa de ensino está direcionado para a formação de profissionais altamente qualificados.

Os alunos contam ainda com o Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) onde eles terão atividades de júri simulado e participarão da assistência jurídica cidadã – prestando atendimentos supervisionados para a comunidade da região de Brumadinho/MG.

As nossas parcerias com o Estado, com projetos sociais e instituições públicas e privadas, além dos ciclos de palestras e visitas técnicas orientadas, agregam conhecimento e prática jurídica à carreira dos futuros advogados.

A Faculdade Asa está oferecendo 15 bolsas de 50% para moradores de Brumadinho e 20 bolsas de 40% para moradores de outras cidades, durante todo o curso!

CRIE SEU FUTURO COM A ASA!

Conheça mais sobre a Faculdade Asa