(31) 98496-4749

Segunda a sexta, de 14h30 às 21h30​

(31) 3571•9300

Segunda a sexta, de 14h30 às 21h30

Estágio Supervisionado de Enfermagem

Data

Os Alunos do curso de graduação em Enfermagem da Faculdade Asa já estão em campo para a realização do Estágio Supervisionado. Agora é a hora tão esperada de colocar toda a teoria aprendida ao longo dos 4,5 anos e também as práticas de sala de aula em prática no dia a dia. Sabemos que é grande a expectativa de contribuir e também de aprender ainda mais no campo de estágio.

Os Estágios Supervisionados são realizados no município de Brumadinho e em outros municípios da região Central, mediante estabelecimento de convênios com as prefeituras, com instituições hospitalares e outros serviços que ofereçam condições para o desenvolvimento das competências/habilidades do estudante dos 9º e 10º períodos.

O estagiário é supervisionado por Preceptores (Enfermeiros) aos quais cabe acompanhar e supervisionar tecnicamente as atividades realizadas pelos alunos em campo de estágio.

A formação do futuro enfermeiro deve ter como enfoque a integração entre ciência, valores e circunstâncias que favoreçam ao graduando uma visão biopsicossocial da realidade assistencial, preparando-o a desenvolver-se profissionalmente e compreender o processo e as situações de saúde-doença dentro de um contexto atual.

Nesse sentido, durante o estágio supervisionado o aluno é capacitado a atuar na atenção primária, secundária e terciária de saúde, obtendo um perfil generalista e humanista, assegurando a prática de promover saúde, intervir preventivamente em todos os seus níveis, tratar, curar e reabilitar quer em caráter individual ou coletivo, nos âmbitos ambulatorial, hospitalar e na atenção básica.

Acompanhe um pouco das primeiras atividades desenvolvidas pelos alunos que estão no 10º período.

Foram divididos 4 grupos de estágio e os alunos , sendo 3 grupos com 8 alunos estão em Brumadinho e outro grupo com 10 alunos estão em Ibirité.

Os alunos realizam a prática em diversas áreas ao logo do estágio com a supervisão dos professores (preceptor).

Nesse momento estão fazendo estágio nas Estratégias Saúde da Família, Sala de Vacina, policlínica e também na área de vigilância em saúde.

Grupo 1 – sala de vacinas

São 8 alunos. Estão na sala de vacina acompanhados pela preceptora Fernanda.

Durante o período de estágio no setor de vacina e em discussão com a enfermeira responsável do setor, foi identificado que o maior desafio do setor era o retorno da população para completar os esquemas vacinais.

Mediante essa informação, foi proposto ao grupo de alunos elaborar uma cartilha para ser entregue no setor, e posteriormente repassado aos usuários.

A cartilha fala sobre a importância da imunização, alguns efeitos colaterais esperados após à vacinação e em caso de dúvida onde procurar mais esclarecimentos!

O objetivo é conscientizar à população e lembrá-los também da importância da guarda e cuidados com o cartão de vacina.

No último dia de ação na sala de vacina, os alunos entregaram a cartilha para a Enfermeira responsável do setor, que aprovou o trabalho dos alunos.

Os alunos tiveram no primeiro dia a apresentação da rede de frios e sala de vacina, e todo seu fluxo de funcionamento. Apresentação realizada pela Enfermeira Responsável do setor 💉na policlínica. A preceptora desse grupo é a enfermeira Fernanda e a Enfermeira da Sala de vacina é a Suemi.
Entrega da cartilha de conscientização e importância da imunização, e dos POPs após o término do estágio no setor da vacina. Os Alunos que participaram da ação da cartilha da esquerda para a direita Jackson, Ariely, Sabrina, Layane, Ariany e Daniel

A próxima etapa será a reprodução para que sejam encaminhadas aos PSF´s e em seguida distribuídas à população. 

Josiana e Maria Gabriela que também participaram da confecção da cartilha.

Grupo 2 – Saúde da criança

Os alunos vão para o campo com a expectativa de colocar os seus conhecimentos em prática e também com muita vontade de contribuir para a melhoria dos setores onde estão indo atuar. Temos certeza que nesse processo todos saem ganhando. Essa turma estava atuando na saúde da criança e também preparou uma cartilha informativa que foi disponibilizada no setor.

Grupo  3 – Saúde da mulher

O terceiro grupo esteve em prática dando suporte aos atendimentos na Policlínica de Brumadinho. A atenção do dia foi em relação a Saúde da Mulher. Além de realizarem a consulta de Enfermagem com mensuração de dados vitais, os alunos realizaram também o teste rápido de HIV. Exame muito importante durante o pré-natal.

Ainda tem muita prática pela frente, esse foi só o início e temos certeza que esse é um processo que todos ganham. Nossos alunos levam conhecimentos atualizados, os profissionais mais experientes passam a vivência do dia a dia e a nossa preceptora vai ajudando no elo entre a teoria e prática no ambiente.

Parabéns turma, sabemos que vocês foram muito bem preparados. Aproveitem bastante esse momento tão rico. Serão momentos de muita troca de conhecimento.

Outras
Notícias