(31) 9 9708-6211

Segunda a sexta, de 14h30 às 21h30​

(31) 3571•9300

Segunda a sexta, de 14h30 às 21h30

Engenharia de Produção: a profissão de sucesso do presente e do futuro

Compartilhar artigo

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Assistimos diariamente à constante e impactante evolução das tecnologias digitais. Nossas vidas estão cada dia mais atreladas às telas. De olho nisso, muitos jovens, ao escolher suas faculdades e profissões, voltam seus olhos para as áreas das tecnologias da informação. O que faz sentido, não podemos negar. No entanto, o mercado brasileiro acena para demandas e necessidades voltadas para as áreas que usam os avanços tecnológicos na produção, e oferece vagas atraentes para setores nem sempre pensados na hora de escolher a carreira, como a tradicional Engenharia de Produção. Veja, abaixo, evidências de que vale a pena investir na formação em Engenharia de Produção, e que ela está entre as profissões de sucesso garantido no presente, no futuro de curto prazo e, provavelmente, por um bom tempo o será.

A evolução tecnológica requer bons Engenheiros de Produção

A evolução tecnológica acontece, sem dúvida, a partir do trabalho de alguns programadores muito competentes, que criam produtos. A partir da idealização de um produto, as indústrias e empresas necessitarão de profissionais capazes de acompanhar todo o ciclo produtivo. Desde as etapas iniciais, de logística, de insumos necessários, de mão de obra, de maquinário: todo o processo de produção precisa ser gerido por um profissional qualificado da Engenharia de Produção. Dessa forma, quanto mais avanços tecnológicos surgem, mais a profissão do engenheiro de produção tende a se firmar no mercado.

Como a Engenharia de Produção acompanha as evoluções do mercado ao longo de décadas?

Como sabemos, as engenharias são profissões muito antigas. Já havia engenheiros na construção das pirâmides do Egito, do Coliseu de Roma, na produção dos artefatos desde os primórdios das pólis. O mundo mudou muito desde então, e a engenharia de transforma a cada dia. A base se mantém, mas novos conhecimentos são incorporados para o fazer do profissional acompanhar o desenvolvimento do mundo. Apesar das poucas mudanças de disciplinas da faculdade em Engenharia de Produção, os professores das boas faculdades se atualizam e preparam-se cada vez mais. Conteúdos ricos e avançados são incorporados às ementas para a boa preparação dos formandos, que são capacitados, sobretudo, a racionalizar e problematizar o processo produtivo, conseguindo resolver os problemas e criar soluções para as diversas situações que surgem no dia a dia do engenheiro de produção. Dentre novas tecnologias que podem reforçar a importância do profissional da Engenharia de Produção, podemos destacar:

  • Internet das coisas (IOT – Internet of Things);
  • Inteligência artificial;
  • Impressora 3D;
  • Análise massiva de dados.

A Engenharia de Produção e a empregabilidade em Minas Gerais

Ao escolher uma faculdade e uma profissão, é importante pensar na sua empregabilidade no local em que você vive ou onde você pretende viver após se formar. Em algumas cidades certas profissões são muito requisitadas, e em outras não existem trabalhos para elas. Cidades pequenas, por exemplos, apresentam ofertas de trabalho diferentes de cidades grandes. Cidades litorâneas oferecem ofertas de trabalho diferentes de cidades não litorâneas, e por aí vai. Ao pensar no mercado para a sua profissão, pense localmente: existe demanda para esses profissionais onde você quer viver?

A indústria mineira está em processo de crescimento acelerado em vários setores. Isso é muito bom para a Engenharia de Produção, que encontra vagas na siderurgia, metalurgia, mineração, agronegócio, na construção civil, mas também em indústrias voltadas para produção de vestuário, cosméticos, alimentos, móveis, eletrônicos, automotores, indústria farmacêutica, entre tantas outras. Portanto, investir em uma faculdade em Engenharia de Produção vale a pena. O que não vale a pena é esperar a pandemia passar para começar a fazê-la.

A graduação em Engenharia de Produção da Faculdade Asa tem uma ementa atualizada, professores capacitados, atuantes no mercado e boas parcerias com indústrias e empresas. Tudo para garantir uma boa formação – teórica e prática – ao futuro profissional. Além disso, a instituição oferece as bolsas de 30% a 60% durante todo curso em Engenharia de Produção. O processo seletivo é feito a partir da nota do ENEM ou de vestibular on-line:

Conheça mais sobre a Faculdade Asa