(31) 98496-4749

Segunda a sexta, de 14h30 às 21h30​

(31) 3571•9300

Segunda a sexta, de 14h30 às 21h30

Enfermagem: foco na profissão do cuidado

Compartilhar artigo

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Sem sombra de dúvidas, o momento não é bom para as profissões em geral, muito menos para aquelas que estão lidando diretamente com o problema viral enfrentado. A pandemia de COVID-19 colocou a Enfermagem ainda em maior foco entre as profissões da atualidade. Veja a importância da Enfermagem no mundo atual e no pós-pandêmico, a importância de a sociedade valorizar mais esses profissionais do cuidado e questões importantes de se pensar e analisar ao escolher seguir essa carreira.

O mundo de olho na Enfermagem

Antes do início da pandemia de COVID-19, a Enfermagem já estava ganhando maior destaque. Há alguns anos vemos o aumento da demanda por esses profissionais, seja em ambientes hospitalares ou em novos postos de trabalho, como em residências. O aumento da expectativa de vida dos brasileiros e das necessidades das famílias com recém-nascidos – e de mães que precisam se ausentar cada vez mais cedo – fizeram com que a Enfermagem fosse para dentro de várias casas no mundo todo. A busca por qualidade de vida também faz com que as pessoas busquem mais por essa profissão do cuidado. Com a pandemia, a Enfermagem ganhou ainda mais destaque. Várias são as homenagens e as manifestações de solidariedade e de valorização às enfermeiras e enfermeiros. O artista britânico Banksy fez uma pintura em homenagem a esses profissionais ainda no primeiro trimestre da pandemia, comparando-os a heróis. Na obra, a representante da categoria é uma mulher, e isso não é por acaso: elas são a maioria na profissão.

Valorizar a profissão e a importância de cuidar do profissional que cuida

Os profissionais da área da saúde se expõem a grandes riscos no dia a dia, e isso aumenta muito durante pandemias, como a que enfrentamos na atualidade. A Enfermagem está nesse grupo e, como alguns profissionais trabalham em mais de um lugar, muitas vezes se colocam em maior risco. Tendo isso em vista, em 2020 foi proposto um Projeto de Lei que garantisse insalubridade e periculosidade adequadas ao contexto atual. A ideia foi tentar garantir proteção à Enfermagem e aos familiares dessa profissão que cuida do mundo. O Conselho Federal de Enfermagem esteve presente nas reivindicações por garantias mínimas em uma situação tão precária. Vários setores da sociedade se manifestaram em apoio ao Projeto de Lei. Além dele, outros foram criados em seguida, como o 5640/20, que propõe um piso salarial para a Enfermagem. Essas e outras ações são mais importantes que as homenagens e palmas oferecidas à Enfermagem.

O futuro da profissão

Ainda são necessárias muitas ações que visem conquistas de direitos aos profissionais da Enfermagem, mas o que tem sido feito nos últimos meses já sinaliza uma melhora para a categoria. Apesar do cenário complicado que enfrentamos, e da exposição ao vírus e à COVID-19 que as enfermeiras e os enfermeiros vivem, há indicadores de que a realidade será melhor para esses profissionais após a pandemia. Alguns direitos trabalhistas já estão sendo adquiridos, além do reconhecimento social, também importante. O mundo está conhecendo novos postos de trabalho para a Enfermagem, e há um grande aumento da demanda pelo trabalho dessa categoria. Isso, associado a leis que garantam proteção aos enfermeiros, fará com que a profissão garanta um futuro mais estável e de melhor qualidade. Postos de trabalho impensáveis há 20 anos estão cada dia mais estáveis e rentáveis. Atualmente, além dos hospitais, clínicas, unidades de saúde e pronto atendimentos, a contratação de enfermeiras que passam as noites com recém nascidos virou uma necessidade para várias famílias.

Formação de qualidade

As pessoas que estão pretendendo seguir a carreira de Enfermagem precisam ficar atentas às necessidades do mercado e às ofertas das universidades. É importante buscar uma instituição que tenha credibilidade no mercado, seja respeitada nos postos de trabalho, tenha excelentes professores, esteja atenta à qualidade das aulas práticas e mantenha diálogo com hospitais, a fim de facilitar o estágio dos estudantes. Bons laboratórios são essenciais, assim como uma grade curricular que valorize as aulas práticas. A Faculdade Asa tem um curso de Enfermagem respeitado no mercado. Há alguns anos, a Asa forma enfermeiras e enfermeiros competentes para cuidarem da saúde da nossa sociedade.

Não deixe de conhecer melhor o curso e as possibilidades de bolsa de estudos! São bolsas de 30 a 60% durante todo o curso de Enfermagem.