(31) 9 9708-6211

Segunda a sexta, de 14h30 às 21h30​

(31) 3571•9300

Segunda a sexta, de 14h30 às 21h30

Enfermagem: 5 motivos para escolher essa profissão

Compartilhar artigo

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Você sabia que dentro da área de saúde, a profissão que mais cresce é a da enfermagem? Nos últimos anos esse campo de estudo aumentou de forma significativa devido a pandemia. E, grande parte dos profissionais que trabalham na área não possuem graduação, agindo como técnicos e auxiliares, numa proporção de 80 para 20 respectivamente, de acordo com a pesquisa Perfil de Enfermagem realizada pelo COFEN.

Segundo a recomendação da OMS – Organização Mundial de Saúde, é necessário 2 enfermeiros para cada mil habitantes a fim de garantir o bom atendimento da população. Infelizmente, no Brasil esse número fica abaixo do esperado, com apenas 1,43 para cada mil.

Se você tem interesse em traçar seu caminho profissional na área de saúde, nesse post você vai encontrar 5 motivos para investir na carreira de enfermagem.

1- Carreira

A enfermagem é crucial para o sistema de saúde. Ao se posicionarem na linha da frente no tratamento e cuidados com os pacientes, os enfermeiros estão entre os profissionais mais confiáveis e respeitados de acordo com uma pesquisa realizada no Reino Unido. Ficando na frente dos médicos, os enfermeiros ocuparam o primeiro lugar, com 93% dos votos.

Como uma forma de reconhecer esses profissionais, a Assembleia Mundial de Saúde e a Organização Pan-Americana de Saúde escolheram o ano de 2020 para celebrar a enfermagem e obstetrícia, mesmo ano que a grande Florence Nightingale celebrou 200 anos.

Seus esforços e dedicação lhe renderam o título de fundadora da enfermagem moderna – importante posição, já que suas medidas farmacológicas, como o controle de ambiente durante a Guerra da Crimeia (1853-1856), são referência até os dias de hoje, nos auxiliando durante a pandemia da covid-19.

A área da saúde possui uma grande demanda por mão-de-obra qualificada, além de apresentar constante rotatividade. Sendo assim, independente da área de interesse, sempre vai existir oportunidades, cabendo ao profissional se manter atualizado e buscar sempre renovar seus conhecimentos e aptidões através de especializações e cursos.

Algumas das possibilidades de atuação são o atendimento clínico, gestão e administração, auditoria, autônomo, áreas acadêmicas e pesquisa.

2 – Áreas de atuação da enfermagem

A enfermagem se divide em três áreas principais: pública, acadêmica e hospitalar. Dessa forma, o profissional conta com uma vasta gama de oportunidades e uma das principais vantagens é poder adaptar seus gostos e aptidões às várias áreas disponíveis.

Das principais especialidades, separamos as 6 mais buscadas no âmbito hospitalar.

A mais valorizada delas é a Enfermagem em UTI (adulto e neonatal) – aqui, o enfermeiro intensivista é responsável pelo cuidado do paciente desde sua entrada até a alta; ele deve estar preparado para enfrentar situações de alta complexidade, casos de emergência e urgência além de estar por dentro de todas as técnicas da unidade intensiva. O Guia de Carreira aponta um teto salarial que varia de R$1.700,00 até R$7.000,00.

Enfermagem neonatal e pediátrica – a demanda por profissionais nessa área é bem grande. Assim como o intensivista, é preciso um grande conhecimento dos cuidados na UTI – principalmente técnica e habilidade em comunicação para o suporte familiar.

Gestão do bloco cirúrgico – esse profissional é responsável pela manipulação dos instrumentos cirúrgicos, esterilização, recuperação anestésica, suporte à equipe, entre outros. Para seguir nessa especialização, o profissional precisa estar constantemente atualizado sobre protocolos hospitalares, gerenciamento de equipe e material.

Enfermagem em urgência – com uma alta demanda por profissionais qualificados, a enfermagem de urgência é responsável pelo primeiro contato com o paciente, precisando levantar o histórico médico, realizar os exames físicos e fazer o contato paciente-família. Esse profissional precisa estar em alerta, se manter atualizado e possuir conhecimentos técnicos bem específicos.

Cardiologia e Hemodinâmica – devido ao envelhecimento da população e o aumento na expectativa de vida dos brasileiros, essa área tem apresentado um grande crescimento nos últimos anos. O professional precisa se especializar em atendimentos clínicos e cirúrgicos, voltados para os cuidados cardiológicos e intervencionistas.

Por fim, Enfermagem em nefrologia – focado no tratamento de pacientes renais, essa área requer profissionais capazes de reconhecer os sintomas e as doenças renais, realizar atendimentos humanizados uma vez que a maioria desses pacientes tem caráter crônico.

3 – Home Care

A enfermagem focada no home care é mais uma opção para os profissionais. Segundo a Federação dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo (FEHOESP), essa área apresentou um crescimento de 15.9% no ano de 2019, comprovando mais uma vez que a área de saúde está em constante expansão.

O home care consiste no atendimento domiciliar, ou seja, o enfermeiro atua na residência do paciente. Em sua maioria, esse serviço é priorizado por aqueles que possuem doenças crônicas, visando seu bem-estar e evitando hospitalizações constantes.

O crescimento dessa área se dá por 4 principais razões – o envelhecimento da população; a busca por atendimentos mais humanizados; o custo dos planos de saúde e o sucateamento da saúde pública.

Os principais benefícios do home care consistem na segurança para o paciente e melhor resposta ao tratamento, menos risco de infecção hospitalar, liberação de leitos, o envolvimento da família e a atenção individualizada.

4 – Graduação x Técnico

Agora que você já tem um direcionamento profissional, outra dúvida que aparece com frequência é: se tornar técnico e ter uma resposta mais rápida do mercado de trabalho ou investir tempo e dinheiro numa graduação?

Basicamente, a diferença entre essas formações estão na durabilidade e no foco do estudante.

Se você procura por uma capacitação mais rápida, com média de duração de 2 anos, a área técnica foi pensada para você. Mas fique atento pois essa área possui ainda subdivisões – técnico integrado, técnico externo e técnico profissionalizante, das quais as duas primeiras são para estudantes do ensino médio.

De uma forma mais simples, o técnico está num nível intermediário, encontrando-se entre os ensinos médio e superior, ou seja, o profissional adquire conhecimentos específicos da área, com um foco maior na prática e é treinado diretamente para suprir o mercado de trabalho.

Já a graduação trabalha o profissional em níveis práticos e teóricos, qualificando-o para seguir tanto na área acadêmica quanto para o mercado de trabalho.

Seguindo no nível superior, o profissional consegue aumentar sua área de especialização através de pós-graduações (lato ou strictu senso), a remuneração é mais alta e as opções de trabalho são maiores.

Vale ressaltar que não existe certo nem errado – existe aquela formação que corresponde a seu momento e sua realidade!

5- Faculdade ASA de Brumadinho – Enfermagem

Localizada em Brumadinho, região metropolitana de Belo Horizonte/MG, a Faculdade Asa oferece ensino superior e técnico de qualidade e se destaca não apenas pela excelência em educação, mas também pela formação humanística. Atualmente, é referência em educação e está entre as melhores instituições de ensino do país, tendo como grandes diferenciais a infraestrutura e o projeto pedagógico.

A instituição demonstra um sólido compromisso com a sociedade ao agregar desenvolvimento social e cultural através do ensino de qualidade, investimentos em pesquisa, eventos culturais, publicações e desenvolvimento de vários projetos junto à comunidade de Brumadinho e cidades vizinhas. Além disso, oferece uma contribuição fundamental na valorização do desenvolvimento humano, científico e tecnológico na região, uma vez que atende alunos de todo o seu entorno.

A faculdade ainda oferece para você as duas opções de formação em enfermagem – com acesso a uma excelente estrutura laboratorial, professores de alto nível e biblioteca completa, você vai sair preparado para entrar no mercado de trabalho e se destacar na área de saúde.

Clique aqui para saber mais sobre a Graduação em Enfermagem e garantir sua bolsa de estudos e aqui para conhecer as oportunidades do curso técnico e ganhar 50% de desconto!

Esperamos por vocês!

Conheça mais sobre a Faculdade Asa