(31) 9 9708-6211

Segunda a sexta, de 14h30 às 21h30​

(31) 3571•9300

Segunda a sexta, de 14h30 às 21h30

ENEM 2021 – Por que você não precisa esperar pela nota oficial

Compartilhar artigo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Você sabia que a prova do ENEM existe desde 1998? Ela era utilizada para avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Foi somente a partir de 2009 que ela passou a ser utilizada como forma de ingresso ao Ensino Superior.

E ano passado, 2020, ela começou a ser aplicada também no formato digital, dando ainda mais oportunidades para os alunos.

Como parte dessa transição de metodologias de acesso ao Ensino Superior, a grande maioria das Universidades Particulares do país passaram a aceitar a nota do ENEM em detrimento do próprio vestibular.

Além disso, a sua nota do ENEM pode ser usada para acessar o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni) e os alunos podem solicitar financiamento estudantil em programas do governo, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Nós já conversamos sobre esses programas governamentais em um outro post que você pode conferir aqui.

Ingresso direto usando sua nota do ENEM 2021

Infelizmente, nem todos os alunos que fizeram o ENEM conseguem os benefícios dos programas do governo e, por isso, a opção de ingresso direto tem feito sucesso.

O processo é bem simples – basta o aluno escolher a faculdade e o curso desejado; se informar corretamente sobre a nota mínima requisitada e providenciar os documentos necessários para a comprovação da nota e, eventualmente, a matrícula.

A maioria das faculdades também oferecem descontos, bolsas e parcelamentos próprios que você pode pleitear.

Como o resultado oficial do ENEM 2021 ainda não está disponível, apenas o Gabarito, os alunos que têm interesse já podem se programar para ‘resgatar’ suas notas anteriores e entrar em contato com as Universidades.

Nota de Corte

Cada instituição e curso possui uma nota de corte específica – cursos mais concorridos, como Medicina, pedem uma nota maior.

Vale observar também que algumas [instituições] atribuem pesos diferentes às quatro áreas do conhecimento cobradas no Exame (Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Matemática e Ciências da Natureza). Outras pedem uma média de pontuação e há ainda aquelas que só exigem do candidato nota maior do que zero na redação. Dentro de uma mesma instituição, os critérios podem ser diferentes para cada curso. (Terra)

Crie seu futuro com a ASA com bolsas de 50%!

Não precisa esperar sua nota do ENEM 2021. Você pode começar a estudar na ASA agora mesmo!

Na Faculdade Asa, você pode usar sua nota do ENEM dos últimos 10 anos, ou se preferir, pode agendar o Vestibular Online – confira os requisitos:

  • Tenha feito pelo menos uma prova a partir de 2011;
  • Ter nota mínima de 400 na média das matérias;
  • Ter nota mínima de 400 na redação;
  • Informar seus dados do ENEM no ato da inscrição;
  • Apresentar o comprovante impresso do INEP.

A Faculdade Asa oferece Ensino Superior e Técnico de qualidade e se destaca não apenas pela excelência em educação, mas também pela formação humanística.

Atualmente, é referência em educação e está entre as melhores instituições de ensino do país, tendo como grandes diferenciais a infraestrutura e o projeto pedagógico.

Além disso, oferecemos uma contribuição fundamental na valorização do desenvolvimento humano, científico e tecnológico na região, uma vez que atende alunos de todo o seu entorno.

Na ASA você ainda encontra:

  • BOLSAS DE ATÉ 50% DURANTE TODO O CURSO;
  • Biblioteca atualizada e completa;
  • Campus com infraestrutura completa e diferenciada;
  • Excelentes resultados na OAB e Concursos Públicos;
  • 90% do corpo docente formado por Mestres e Doutores;
  • Nota 4 no MEC.

Conheça mais – faculdadeasa.com.br

Conheça mais sobre a Faculdade Asa