Com menos de um mês para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), conteúdo estudado e revisado, você pode estar pensando: e agora?
Bom, existem algumas coisas que você pode fazer nesses últimos dias para melhorar o seu desempenho na prova. Um deles é pegar leve nos estudos – isso mesmo!
De acordo com o conceito desenvolvido pelo psicólogo Hermann Ebbinghaus, a Curva de Aprendizagem é uma representação da progressão de desempenho ou performance de um indivíduo em uma tarefa específica, ou seja,
“Ao introduzir um conteúdo novo, o aluno tende a absorver as informações, mesmo que com grande esforço, especialmente quando são recentes. Então, ele passa por um período de mais estabilidade e estagnação– e a energia requerida para entender o assunto também diminui. Por esse motivo, muitas vezes os alunos têm a sensação de não estarem aprendendo mais nada – quando, na verdade, o conhecimento já foi assimilado e a curva está apenas menos acentuada”.
Para esses últimos dias pensamos em algumas dicas especiais para que você possa chegar tranquilo(a) no dia da prova e garantir a sua tão sonhada vaga. Confira:
1 – Leia o Edital do ENEM
Os editais são a suas fontes mais seguras de informações – seja para o ENEM, vestibulares ou concursos. Neles você irá encontrar todas as informações necessárias para o antes, durante e depois da prova, além de contar com direções específicas como é o caso dos vestibulares que pedem alguns livros e materiais referentes às provas de habilidades.
Em 2021 é preciso se atentar ao módulo da prova que você irá fazer – tem a prova imprensa e a prova digital.
Aproveite esse momento e já separe TODO o material que irá utilizar:
Obrigatório
- Caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.
- Documento de identificação válido.
- Máscaras de proteção contra a COVID-19.
Aconselhável
- Álcool em gel
- Cartão de Confirmação de Inscrição
- Declaração de Comparecimento impressa (caso precise justificar sua presença no exame)
Prevenção contra a COVID-19
O participante não poderá permanecer no local de aplicação das provas sem a máscara de proteção contra a COVID-19.
Confira as orientações gerais de prevenção à COVID-19 nos exames do Inep.
2 – Atualize-se
Uma outra maneira de aproveitar esses últimos dias é se atualizar, afinal, uma das principais características do ENEM é a sua interdisciplinaridade, que exige muito mais que apenas “decorebas”.
O aluno será avaliado pela sua capacidade de interpretação nas quatro categorias da prova e não pela quantidade de acertos e erros. Essa aplicação é mais óbvia na Redação, que sempre aborda uma questão específica para que o aluno discorra sobre.
O site Guia da Carreira montou uma lista bem interessante sobre como estudar atualidade, olha só:
- Leia os principais jornais e revistas (impressos ou digitais) do Brasil e do mundo.
- Tenha sempre uma certa multiplicidade de fontes. Não basta tomar um site só como referência, para não ficar preso em apenas um enfoque.
- Busque ler críticas jornalísticas. Isso ajuda a clarear as ideias e a desenvolver um olhar mais profundo sobre o tema.
- Saiba diferenciar o que é importante. Saber o nome do último vencedor do Big Brother Brasil, por exemplo, não é relevante. Mas é preciso entender o formato do programa e que tipo de debate ele gera, por exemplo.
- Fique atento aos temas controversos, pois o Enem gosta bastante deles.
- Não se esqueça de que cada fato tem sempre duas ou mais versões.
- Pesquise o contexto das principais problemáticas mundiais, especialmente o histórico, político, econômico e cultural.
- Procure saber qual seria uma solução viável para esses problemas.
- Se puder, acompanhe também a mídia internacional.
É praticamente impossível acertar qual será o tema da redação, e isso acaba preocupando os estudantes. A nossa dica é se aventurar pelos jornais, revistas e sites que abordam o país e o mundo – de maneira geral, leia tudo o que puder e você ainda pode melhorar essa experiência com a próxima dica!
3 – Pratique!
A Redação é o principal motivo de preocupação dos alunos que irão fazer o ENEM – existem inúmeras aulas e vídeos disponíveis online especialmente para o módulo.
Como mencionamos, não dá pra saber qual o tema será cobrado, mas tem como você praticar sim! Você pode, por exemplo, aproveitar as notícias que achou no item anterior e dissertar sobre elas.
Esse exercício irá te ajudar a estruturar direitinho a Redação e ainda compreenderá a argumentação e solução de problemas cobrados.
Para o professor de História e coordenador editorial do Sistema Positivo de Ensino, Norton Nicolazzi Junior, a principal característica do tema da redação é apresentar um problema da sociedade brasileira e pedir para que o estudante proponha uma solução. “Por isso, é importante saber quais assuntos foram debatidos no país no último ano e ler muito a respeito de cada um deles”.
O professor ainda sugeriu alguns temas para se aprofundar:
- Ensino a distância;
- Futuro dos monumentos históricos;
- Evasão escolar;
- Superexposição a meios digitais;
- Democratização do acesso a museus;
- Crise Hídrica.
4 – Cuide da sua Saúde
De que adianta estudar o ano inteiro para chegar no dia da prova e você está exausto(a)? A sua saúde física e psicológica são bem importantes, não as ignore!
Nesses últimos dias procure fazer atividades que goste – assistir filmes e séries, escutar músicas, fazer atividades físicas (moderadas viu, nada de trocar a ficha agora!).
Preste atenção também na sua alimentação – nada de comidas processadas e gordurosas perto do dia da prova e muito menos no dia! Olha o que a Ana Luiza disse sobre a alimentação antes da prova: “Você sabia que o que você come influencia o funcionamento do seu cérebro, sua memória e concentração? Saber o que comer antes do Enem pode fazer diferença no seu desempenho. Afinal, você precisará de muita disposição”.
Ela ainda montou uma lista bem bacana como dicas de alimentos para você levar no dia:
- frutas fáceis de serem consumidas como maçã, pera e banana.
- castanhas;
- sanduíche natural;
- barras de proteína;
- chocolate amargo;
- iogurte;
- Levar o que for beber em um recipiente transparente e sem rótulo;
- Levar os alimentos que for comer também em recipiente transparente.