(31) 9 9708-6211

Segunda a sexta, de 14h30 às 21h30​

(31) 3571•9300

Segunda a sexta, de 14h30 às 21h30

Curso Técnico em Minas Gerais — qual a melhor opção?

Curso Técnico

Compartilhar artigo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Se você está em dúvida sobre qual Curso Técnico fazer esse ano, nós vamos te mostrar as melhores opções, baseados na economia do país e, especialmente, na economia de Minas Gerais.

Conforme o Informativo FJP: Contas Regionais – PIB MG | 3º trimestre 2021, o PIB Mineiro fechou o terceiro trimestre de 2021 maior que o nacional. Entre os meses de abril e junho, foi registrado uma expansão de 1,8% em relação aos 3 primeiros meses do ano, representando 9,6% do PIB nacional no trimestre.

Segundo a Agência Minas, da Secretaria Geral, a extração mineral e a construção civil apresentaram resultados positivos em relação ao VAB (Valor Adicionado Bruto) — a indústria extrativa mineral expandiu 2,3% na comparação do terceiro trimestre de 2021 com o trimestre imediatamente anterior.

No Brasil, ao contrário, a indústria de extração mineral apresentou ligeiro decréscimo (-0,4%). Já construção civil, teve acréscimo equivalente ao observado ao nível estadual (3,9%) na mesma base de comparação.

“Como já havia ocorrido em 2020, o crescimento do setor extrativo teve alta motivada pela valorização do minério de ferro. Em 2022, porém, a expectativa é que a demanda da China continue mais baixa do que no início deste ano e o PIB do setor tenha um desenvolvimento reduzido, de 6,51%, ainda assim o maior da indústria.”

O Tempo

Com previsão de R$ 150 bilhões de investimentos no Estado nos próximos três anos, o Presidente da Fiemg, Flávio Roscoe, acrescenta: “Se o Brasil crescer 0%, vamos crescer 3%. Se o país crescer 3%, vamos crescer 6%, se os R$ 150 bilhões forem investidos ao longo dos próximos três anos. A tendência maior é que eles sejam mais investidos no segundo e no terceiro”.

Para a Associação Mineira de Municípios, a região central é a mais próspera do Estado. Entre os anos de 2003 a 2008, o PIB da região acumulou o crescimento de 91%. “Dentre as atividades econômicas desenvolvidas na região Central, destaque para metalurgia alumínio, automóveis, bebidas, calçados, têxtil, mineração, minerais não metálicos, produtos alimentares, metalurgia-zinco, autopeças, bens de capital, vestuário, siderurgia, refino de petróleo, ferro-gusa, ferro-liga e turismo.”

Cursos Técnicos

Seja pelo tempo de duração, mensalidades reduzidas e/ou rápido retorno financeiro, o curso técnico é a escolha de muitos estudantes e profissionais que querem aperfeiçoar os seus currículos.

Como mostramos ao longo desse texto, a indústria mineira está em expansão. A consequência disso é a alta procura de trabalhadores especializados e, como mencionamos em artigos anteriores, não é preciso terminar o Ensino Médio para começar um Curso Técnico e pode ter um retorno financeiro tão bom quanto um bacharelado.

Caso opte por fazer um curso técnico, é importante escolher bem a instituição onde o fará. A instituição fará diferença sim, na sua formação, já que algumas oferecem cursos extremamente objetivos, focados no conhecimento exigido pelas empresas e pelo mercado.

Escolha àquela que ofereça aulas práticas, independente do curso que você for fazer.

Os Cursos Técnicos da Faculdade ASA

A confiança na Indústria Mineira traz novas oportunidades e novos espaços para profissionais capacitados. Para você aproveitar esse momento é preciso ter uma base de ensino confiável e capaz.

Na Faculdade ASA você encontra a melhor infraestrutura da região — contamos com laboratórios de informática, de enfermagem, engenharia, mineração, mecânica e segurança do trabalho, todos eles completos e atualizados prontos para receber os alunos nas aulas práticas.

Nossos cursos possuem duração média de 18 meses, escolha entre Técnico em Edificação, Técnico em Mecânica, Técnico em Mineração ou Técnico em Segurança do Trabalho e Crie o seu futuro com a ASA!

Conheça mais sobre a Faculdade Asa