(31) 9 9708-6211

Segunda a sexta, de 14h30 às 21h30​

(31) 3571•9300

Segunda a sexta, de 14h30 às 21h30

Técnico em Enfermagem – Na ASA tem!

Compartilhar artigo

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Você sabe o que são os curso técnicos? Vem que eu te conto!

De acordo com o MEC: “Cursos técnicos são programas de nível médio com o propósito de capacitar o aluno proporcionando conhecimentos teóricos e práticos nas diversas atividades do setor produtivo; cursos tecnológicos classificam-se como de nível superior”.

Como uma categoria especial do Sistema de Ensino Brasileiro, podemos entender os cursos técnicos como um nível entre o Ensino Médio e o Ensino Superior – podendo inclusive “substituir” o Ensino Médio, integrando as disciplinas práticas com as matérias do ensino médio em um só curso.

Existem ainda subcategorias dos curso técnicos: Curso Técnico Integrado, Curso Técnico Externo (concomitante) e Curso Técnico Profissionalizante (subsequente).

Curso Técnico Integrado

Substitui parcialmente o Ensino Médio e pode ser iniciado logo após o aluno finalizar o Ensino Fundamental e fazer o primeiro ano do Ensino Médio.

Imagem: Guia da Carreira

Curso Técnico Externo ou Concomitante

Ele pode ser feito em paralelo com o Ensino Médio, desde que o primeiro ano esteja completo.

Imagem: Guia da Carreira

Curso Técnico Profissionalizante ou Subsequente

Talvez esse seja o formato mais “famoso” e diretamente associado ao conceito de curso técnico propriamente dito. Ele é feito inteiramente após a conclusão do Ensino Médio e é o melhor caminho para você que planeja entrar no mercado de trabalho mais rápido.

Imagem: Guia da Carreira

No Brasil, existem 13 áreas, chamados eixos tecnológicos, que você encontra cursos técnicos:

  1. Ambiente e Saúde
  2. Controle e Processos Industriais
  3. Desenvolvimento Educacional e Social
  4. Gestão e Negócios
  5. Informação e Comunicação
  6. Infraestrutura
  7. Militar
  8. Produção Alimentícia
  9. Produção Cultural e Design
  10. Produção Industrial
  11. Recursos Naturais
  12. Segurança
  13. Turismo, Hospitalidade e Lazer

Curso Técnico em Saúde – Enfermagem

A enfermagem é essencial para o sistema de saúde.

Devido a sua atuação direta com os pacientes e a melhoria e aprimoramento da rede hospitalar no país, mostram a constante necessidade de profissionais na área.

O técnico em enfermagem é responsável por, principalmente, a assistência e o suporte aos enfermeiros, que inclui:

  • Planejamento e execução de serviços relacionados à assistência de pacientes;
  • Cuidados com pacientes em estado grave;
  • Garantir a higiene e segurança do local de trabalho.

E aqui, abrimos um parêntese.

É possível a confusão entre “Técnico em Enfermagem“, “Auxiliar de Enfermagem” e “Enfermeiro” – saibam que, esses profissionais exercem funções diferentes, mas que se complementam.

Auxiliar de Enfermagem

Sendo um curso de curta duração (1 ano), o auxiliar é responsável por atendimentos de baixa gravidade. Cabe a ele a limpeza dos pacientes, esterilização de aparelhos, reposição de curativos, aplicação de injeções, vacinas e etc.

Técnico em Enfermagem

O técnico em enfermagem tem habilitação para cuidar dos pacientes de média e alta complexidade. Porém, sempre com o gerenciamento de um enfermeiro graduado. Podendo trabalhar em centros cirúrgicos e UTIs.

Enfermeiro graduado

O curso de graduação em enfermagem tem uma duração média de 5 anos e esse profissional tem mais liberdade para atuar no tratamento das pessoas, podendo inclusive, tomar decisões ao lado dos médicos.

O enfermeiro graduado pode cuidar diretamente de pacientes, dirigir equipes de auxiliares e técnicos, atuar no setor de pesquisa ou até na área acadêmica como professor.

Grade curricular do curso técnico

Para entrar no curso técnico de enfermagem é necessário ter 17 anos e o Ensino Médio completo. Com estágio obrigatório, o aluno ainda terá contato com matérias do tipo:

  • Anatomia e Fisiologia Humana;
  • Bioética;
  • Clínica Médica;
  • Enfermagem Cirúrgica;
  • Enfermagem em Emergências;
  • Enfermagem em Pacientes Críticos;
  • Farmacologia;
  • Fundamentos de Enfermagem;
  • Microbiologia e Parasitologia;
  • Relações Humanas;
  • Saúde Coletiva;
  • Saúde da Criança e do Adolescente;
  • Saúde da Mulher;
  • Saúde do Idoso;
  • Saúde Mental.

De acordo com o site Vagas: “Hoje quem trabalha como Técnico de Enfermagem ganha em média um salário de R$ 1.822,00. E antes de se tornar Técnico de Enfermagem, 13% foi Auxiliar de Enfermagem e depois 3% se tornou Enfermeira“.

Técnico em Enfermagem – na Asa tem!

Localizada em Brumadinho, Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, a Faculdade Asa oferece ensino superior e técnico de qualidade e se destaca não apenas pela excelência em educação, mas também pela formação humanística. Atualmente, é referência em educação e está entre as melhores instituições de ensino do país, tendo como grandes diferenciais a infraestrutura e o projeto pedagógico.

A área de saúde no Brasil cresceu muito nos últimos anos. Com a abertura de novos hospitais, clínicas e laboratórios as oportunidades de trabalho para os técnicos em Enfermagem aumentaram bastante. Novas possibilidades também surgiram no horizonte, como o ofício de cuidador de idosos, atividade bem impulsionada pelo aumento da expectativa de vida do brasileiro.

O fato é que, para quem já terminou ou está terminando o Ensino Médio, e sonha atuar na área de saúde, o curso Técnico em Enfermagem da Faculdade Asa é estratégico – É uma oportunidade para se qualificar em um curto espaço de tempo e trabalhar na área.

Dessa forma, quando surgir o desejo de continuar os estudos e partir para um curso superior, você terá vivência de mercado e experiência com muitas atividades/termos que permeiam a área de saúde.

Não deixe seu sonho para depois! Matricule-se agora

Conheça mais sobre a Faculdade Asa