(31) 98496-4749

Segunda a sexta, de 14h30 às 21h30​

(31) 3571•9300

Segunda a sexta, de 14h30 às 21h30

Curso Técnico ajuda a entrar no mercado de trabalho?

Compartilhar artigo

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email

Sabia que um curso técnico pode sim ser a sua entrada no mercado de trabalho com o pé direito? Detalhe: com um salário melhor do que aquele que você ganharia apenas ao ter o ensino médio?

Sim! Hoje eu vou te mostrar que o curso técnico pode ser um passo importante rumo ao seu sonho e a um futuro profissional brilhante!

Mas, vamos começar do começo: o que é um curso técnico?

Resumidamente, um curso técnico é aquele em que há um nível de ensino correspondente ao nível médio, realizado em escolas secundárias ou em instituições que garantem diplomas ou graus acadêmicos aos estudantes.

Ainda assim, há diferenças entre eles:

  • Curso técnico profissionalizante: feito para estudantes que já deixaram o ensino médio e querem se especializar em variados segmentos de atuação;
  • Curso técnico concomitante: aquele com a duração de um a dois anos, feito ao mesmo tempo em que o ensino médio, porém, separadamente;
  • Curso técnico integrado: também com a duração de um a dois anos, ele acontece junto ao ensino médio, sendo que o estudante recebe dois diplomas ao final do curso — o do ensino médio e do curso técnico.

Quais são as vantagens de um curso técnico?

Muitos são os benefícios desta modalidade de ensino! Alguns deles são:

Menores custos: não adianta! Não tem nem como comparar os valores gastos na faculdade com aqueles que se referem a um curso técnico. A média de valores varia muito, porém, pra quem está sem grana, vale muito a pena!

Se você quer subir na carreira, pode começar com tudo escolhendo um um curso técnico (daqui a pouquinho te dou algumas dicas quentes de cursos!).

Diploma na mão em bem menos tempo: geralmente, os cursos técnicos levam de um a dois anos, não mais que isso. Ou seja, um verdadeiro atalho para o mercado de trabalho.

Aprendizado com a mão na massa: como o nome bem diz, o curso técnico oferece uma formação muito mais prática, direta, com foco em atuar e ver um pouco menos a base teórica. A partir dos primeiros dias você já vai trabalhar com aquilo que escolher para o seu futuro!

Maior aceitação do mercado: é claro que as suas chances de alcançar um currículo melhor e novas oportunidades de emprego são maiores com um curso técnico do que apenas com o ensino médio.

É fato que muitos recursos humanos buscam por estudantes ou pessoas que estão se formando em cursos técnicos para vagas de estágio, permitindo que você pule, lá na frente, a etapa dos programas de trainee e estágio. É ganhar tempo, meu jovem!

Abre portas para sua futura graduação: você pode ter mais chances de alcançar o sucesso profissional quando faz uma graduação na área em que fez o seu técnico, afinal de contas, você terá mais experiência e mais currículo do que os estudantes que saíram do ensino médio e acabaram de começar a faculdade, né?

Mais retorno financeiro: a tendência é que você alcance o retorno do investimento mais rapidamente, já que a formação é bem rápida e o mercado absorve muito bem os profissionais de curso técnico.

Existem desvantagens no curso técnico?

Como tudo na vida, existe também um ponto a ser visto no curso técnico.

Neste momento, ele não te dará todo prestígio profissional de uma pessoa que já está em sua pós-graduação, mestrado ou doutorado, por exemplo. Sim, é um ponto de início na carreira, mas que tem potencial para te levar muito, muito longe.

Lembre-se de que ele é um passo que te coloca à frente de milhares de estudantes que saíram do ensino médio e ainda não estão na universidade.

É a sua chance de ouro de se destacar e começar em sua carreira sem gastar tanto quanto como em um curso superior!

Por que você precisa fazer um curso técnico agora?

Como eu te contei acima, é uma chance e tanto de superar seus concorrentes que saíram do ensino médio neste momento (sim, esses alunos e alunas estão concorrendo com você!).

Porém, é mais que isso: é a chance de conhecer, hoje, a sua futura profissão e já colocar a mão na massa. Você começa a construir sua carreira e ganha mais experiência e tempo em relação a todas as outras pessoas da sua faixa etária. Não é demais?

Agora que você sabe porque deve fazer um curso técnico, não perca mais tempo: alavanque sua carreira neste momento conhecendo os cursos técnicos da Faculdade Asa Brumadinho!

Nossa lista de cursos técnicos com certeza tem algum que é a sua cara e cabe em seu bolso (eu disse que ia te dar dicas, oras!):

Qual deles mais te interessa? Conta pra gente nos comentários!

INSCREVA-SE AQUI NESTE MINUTO e dê o próximo passo rumo ao sucesso da sua carreira! Nos vemos em breve!