(31) 98496-4749

Segunda a sexta, de 14h30 às 21h30​

(31) 3571•9300

Segunda a sexta, de 14h30 às 21h30

Curso de Enfermagem: É melhor optar por Curso Técnico ou Graduação?

Compartilhar artigo

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email

Quer fazer o curso de enfermagem mas ainda não se decidiu entre o curso técnico e graduação? Aqui vão algumas dicas valiosas para que você tome a sua decisão de vez!

Sair do ensino médio e começar a trabalhar é algo que tira o sono de muitos jovens. Isso porque ter a desejada independência financeira e o seu próprio salário é o sonho de quem, finalmente, está completando 18 anos.

Mas para conseguir um salário melhor e a qualidade de vida que tanto queremos, é preciso pensar na continuação dos estudos e que ótimo que você já notou a importância dos profissionais de saúde e está pensando em ingressar no curso de enfermagem.

Apesar disso, acredito que agora está surgindo a grande dúvida: escolher um curso técnico ou fazer uma graduação? Qual vale mais a pena para ingressar no mercado de trabalho mais rápido?

Claro que essa não é uma decisão fácil ainda mais porque se trata do seu futuro como profissional na área de saúde. Mas resolvi reunir as informações necessárias para que tome a sua decisão certa. Vamos lá!

Profissionais técnicos tem espaço no mercado?

Depois de tudo o que passamos nestes últimos meses, foi notável a importância dos profissionais de saúde, principalmente os técnicos de enfermagem. Isso se deu muito pelo protagonismo dos enfermeiros que atuaram de forma corajosa e inspiradora dentro dos hospitais e centros de saúde.

Para você ter uma ideia, a área de saúde cresceu muito nos últimos anos.

Apenas ao longo da pandemia foram abertos mais 21 mil leitos nos hospitais, além de terem construído novas clínicas, hospitais laboratórios no Brasil inteiro. Com isso, as oportunidades de trabalho para os técnicos em enfermagem aumentaram bastante.

Sem contar que ainda surgiram novas possibilidades, principalmente devido ao aumento da expectativa de vida dos brasileiros, que é de 76,3 anos, segundo pesquisa realizada pelo IBGE em 2018.

E a melhor parte de escolher um curso técnico a uma graduação é poder se inserir nesse momento de alta da profissão ainda mais rápido. Já que até antes mesmo de terminar o ensino médio você pode entrar em um curso técnico e começar a atuar na área da saúde.

Curso Técnico x Graduação

Está em dúvida se escolhe um curso técnico ou um curso de graduação? Confira algumas vantagens de se escolher um curso técnico.

1 – Aumente a sua renda mais rápido

Algo que nos impulsiona a fazer um curso técnico é o retorno rápido sob o investimento.

Só para você ter uma ideia, profissionais que fizeram cursos técnicos possuem um acréscimo na renda de 18%, isso se compararmos com pessoas que apenas concluíram o ensino médio regular, segundo pesquisa divulgada pela Agência Brasil.

Esse resultado mais que indica o potencial existente ao se investir no curso técnico.

2 – Não precisa terminar o ensino médio para começar um curso técnico

Os cursos técnicos podem ser cursados tanto por estudantes matriculados a partir do segundo ano do ensino médio quanto por aqueles que já concluíram.

Esse pode ser um diferencial competitivo bem significativo quando se acaba de sair do ensino médio: você já terá uma profissão.

3 – Cursos técnicos possuem curta duração

O curso técnico em enfermagem possue uma carga horária de apenas 18 meses, isto é, 1 ano e seis meses. Isso significa que você já poderá formar no ensino médio e no técnico ao mesmo tempo ou então poderá concluir o curso em um tempo recorde se comparado às graduações em enfermagem que chegam a 5 anos de duração.

4 – Entre mais rápido no mercado de trabalho

Ao finalizar o ensino médio, os estudantes saem sem uma profissão certa e, por isso, acabam buscando trabalhos que não se identificam para gerar uma renda rápida.

Porém, quando se opta por um curso técnico, os estudantes podem começar a atuar na área de seu interesse muito mais rápido.

5 – Qualificação nunca é demais!

Fazer um curso técnico não te impede de cursar uma graduação em enfermagem depois. O interessante de se aprofundar de forma mais prática ao escolher o técnico é porque você chega mais preparado para o que está por vir em sua profissão.

6 – Cursos técnicos são muito mais em conta

Sim, os cursos técnicos possuem menos tempo de duração e mensalidades que cabem no seu bolso. Para você ter uma ideia, a Faculdade Asa está com uma condição especial em que os alunos conseguem realizar a pré-matrícula gratuitamente e ainda garantir 50% de desconto na primeira mensalidade. O que já deixa você a poucos cliques do seu sonho de
trabalhar na área da saúde.

7 – Flexibilidade de horário

Algo que conta muito no curso técnico é a prática e nada melhor que conseguir estudar no período da noite e atuar na profissão ou até terminar os estudos do ensino médio durante o dia.

O horário escolhido para o curso faz toda a diferença, aproveite essa flexibilidade ao estudar à noite.

8 – Curso técnico é mais mão na massa

Nos cursos tradicionais de universidades, ficamos muito tempo focados na parte teórica e praticamos menos ou apenas no final do curso.

Como os cursos técnicos te preparam em um curto período de tempo, as práticas em laboratórios especializados são mais constantes e deixam o curso muito mais dinâmico.

Descubra as oportunidades de trabalho após o curso de Enfermagem

Como já comentamos, um dos pontos positivos de se escolher um curso de enfermagem que seja técnico é a possibilidade de entrar no mercado de trabalho mais rápido. Isso porque você conclui todo o curso em apenas 18 meses e já está mais que apto a trabalhar no dia a dia da profissão de enfermeiro.

Mas você tem ideia da imensidão de oportunidades que te aguardam ao se formar no curso de enfermagem?

Para facilitar, confira alguns possíveis pontos de trabalho deste profissional que está cada vez mais em destaque na área da saúde.

  • Postos de saúde e consultórios profissionais;
  • Hospitais públicos e particulares;
  • Laboratórios;
  • Atendimento em domicílio (para todas as idades, inclusive para idosos devido ao aumento da expectativa de vida do brasileiro);
  • Atendimentos em escolas e creches;
  • Centros comunitários;
  • Atendimentos em empresas e eventos.

Agora que você já tem noção do quanto um curso técnico pode te inserir de forma mais rápida e com qualidade no mercado de trabalho, preciso te convidar para começar seus estudos na Faculdade Asa, em Brumadinho, região Metropolitana de Belo Horizonte-MG.

Atualmente, a Faculdade Asa é referência em educação e está entre as melhores instituições de ensino do país e se destaca no ensino técnico.

Aproveite as condições especiais e garanta a sua vaga sem pagar nada da sua pré-matrícula e investindo apenas 50% da mensalidade no primeiro mês.