(31) 9 9708-6211

Segunda a sexta, de 14h30 às 21h30​

(31) 3571•9300

Segunda a sexta, de 14h30 às 21h30

CURSO DE DIREITO – Tudo o que você precisa saber

Curso de Direito

Compartilhar artigo

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Em posts anteriores, nós mencionamos a importância do profissional de direito nas nossas vidas. Acredita-se que o curso de direito é um dos mais antigos do mundo – a necessidade por profissionais que zelam pelo emprego das legislações é cada vez mais presente.

No texto de hoje, iremos abordar as principais características desse curso e conversar sobre as perspectivas de carreiras.

Sobre o curso de direito

Seguindo o formato de bacharelado, o curso tem em média 5 anos de duração e está na área de Ciências Sociais Aplicadas – que “reúne campos de conhecimentos interdisciplinares, voltados para os aspectos sociais das diversas realidades humanas”.

Ou seja, o profissional que optam por seguir essa área de conhecimento deve estar interessado nas necessidades e consequências de se viver em sociedade.

Alguns pontos em comum dentro os cursos dessa área são:

  • Muita leitura: o estudante precisa ter interesse em mergulhar em diversos assuntos como política, filosofia e metodologias;
  • Estudos interdisciplinares: é preciso ter um bom conhecimento sobre a sociedade em que vivemos para então poder gerar soluções;
  • Estar atualizados: é fundamental que os alunos estejam por dentro dos acontecimentos mais recentes.

Mais um ponto interessante que vale ser posto aqui é a diferenças entra as Ciências Humanas e as Ciências Sociais Aplicadas. Enquanto que a primeira possui um foco no ser humano, nas crenças e espaços que elas vivem; a segunda tem os interesses e necessidades da sociedade como um todo em foco.

Ainda sobre o curso de direito, os alunos são instruídos em teorias e técnicas sobre a Legislação Brasileira e Internacional, são incentivados a desenvolver uma visão crítica, política e social.

A grade curricular do curso vai ter poucas alterações entre as faculdades, e as que aparecem com mais frequência são ciência política, direito civil, constitucional, ética e prática jurídica.

Carreira

Distribuídas em públicas e privadas, o profissional pode ainda escolher a área que mais se identifica e segui-la de forma mais especializada. Nesse post, você encontra com mais detalhes sobre 5 áreas de interesse para aqueles que escolherem seguir como advogados.

Ao optar por seguir carreira dentro do serviço público existem ainda mais 4 caminhos principais a seguir, como Delegado, Procurador, Defensor público, Promotor e Juiz.

A média salarial cresce conforme o profissional ganha experiência – e novos clientes, consequentemente. É claro que também depende da área de atuação e do local em que o profissional atua. É importante, inclusive, aliar a escolha da área de atuação ao contexto em que o bacharel em Direito irá atuar. Grandes centros urbanos têm possibilidades diferentes de pequenas cidades. É possível estabelecer uma carreira de sucesso em vários contextos, mas é importante estar atento(a) às demandas da região”.

Você pode usar algumas ferramentas para avaliar o mercado.

FACULDADE ASA – Graduação em Direito

O curso de direito da Faculdade ASA está entre os melhores de Minas Gerais. Com conceito 4 no Ministério da Educação (MEC), nosso programa de ensino forma profissionais de alto desempenho, visto pelos altos índices de aprovação no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Nosso curso conta ainda com o Núcleo de Prática Jurídica, no qual são realizadas atividades de júri simulado e ainda presta assistência jurídica às populações carentes da região de Brumadinho/MG.

Para se inscrever no curso, basta acessar nosso site – você pode usar sua nota do ENEM ou fazer o vestibular online para garantir bolsas de até 60% durante todo o curso.

Faça sua inscrição agora e comece a mudar seu futuro!

Conheça mais sobre a Faculdade Asa