(31) 9 9708-6211

Segunda a sexta, de 14h30 às 21h30​

(31) 3571•9300

Segunda a sexta, de 14h30 às 21h30

Conhecimento além da sala de aula: Semana de Enfermagem 2022 – Faculdade Asa de Brumadinho

Compartilhar artigo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Aconteceu, na primeira quinzena de maio, mais uma edição da Semana da Enfermagem, evento organizado pela Faculdade Asa de Brumadinho. O tema deste ano foi “Enfermagem: uma voz para liderar – Investimento na Enfermagem e Respeito aos seus direitos para garantir a saúde global”. Voltado para os alunos dos cursos Técnico em Enfermagem e de Graduação em Enfermagem, o evento envolveu coordenadores, professores e estudantes em momentos de construção coletiva de conhecimento e trocas de experiências.

A Semana da Enfermagem acontece anualmente e é uma vivência muito importante para a formação dos alunos. Com temas extracurriculares e presença de profissionais atuantes no mercado de trabalho, traz novidades em primeira mão e um recorte atualizado sobre a profissão, com um olhar voltado para a inovação e o crescimento profissional. O corpo docente da Faculdade conta com um time de professores extremamente qualificado, que busca sempre trazer novas metodologias de ensino e assuntos que estão em pauta no universo da enfermagem.

A abertura do evento aconteceu no dia 11 de maio, e contou com a presença da Vice-Presidente do Conselho Regional de Minas Gerais (Coren-MG), Maria do Socorro Pacheco Pena, seguida pela palestra ministrada por Gustavo Arantes, enfermeiro graduado pela Universidade Federal de Minas Gerais, especialista em Gestão de Serviços de Saúde e Coordenador Adjunto da Fiscalização do Coren-MG na gestão atual do conselho. Para ele, ”a formação profissional é um dos caminhos de transformação da sociedade”, e o tema da sua palestra foi Desafios da Enfermagem.

No dia 12, a palestra “O que o seu paciente espera de você?” foi ministrada pelo Dr. Tiago Stanley, médico graduado pela Universidade Federal de Viçosa, especialista em Ortopedia e Traumatologia pela Santa Casa de Belo Horizonte, professor do curso de Medicina na Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais e fundador da empresa SMARTMED.

Já no dia 13, o tema da palestra foi “Competências Gerenciais do Enfermeiro”, e a palestrante convidada foi a Jaqueline Aparecida da Silva, enfermeira graduada pela Faculdade Pitágoras Betim, especialista em urgência e emergência, especializanda em Unidade de terapia intensiva neonatal e coordenadora da Unidade de Terapia Intensiva e Pronto Socorro do Hospital Life Center / BH.

Em todos os dias da Semana de Enfermagem, os alunos da graduação puderam participar da GINCANA DO CONHECIMENTO, um momento de aprendizagem e descontração.

O curso de graduação em Enfermagem é um passo importante para quem quer trabalhar na área da saúde no Brasil. Durante a pandemia de Covid-19 o papel desses profissionais ficou ainda mais em evidência, mostrando a relevância da profissão no mercado de trabalho. Mais do que uma profissão, a carreira em enfermagem é uma demonstração de cuidado e dedicação ao próximo. A formação em um curso superior traz o preparo necessário para que o estudante possa enfrentar os desafios e adversidades tão comuns no dia a dia de clínicas e hospitais, e iniciativas como a Semana de Enfermagem acrescentam ainda mais ao conhecimento e ao currículo dos participantes.

Outras atividades extracurriculares para alunos Asa

Além da Semana da Enfermagem, a Faculdade Asa promove outras ações extracurriculares para a comunidade acadêmica e para a comunidade em geral de Brumadinho e região. Entre elas está o Núcleo de Prática Jurídica, que abre espaço para estudantes do curso de Direito integrarem a teoria à prática da profissão. Utilizando os conhecimentos adquiridos em sala de aula, os alunos auxiliam pessoas carentes da comunidade em demandas jurídicas, pelas quais muitas vezes não teriam condições financeiras de arcar.

Ainda no campo do Direito, tivemos o XXIII Ciclo de Estudos Jurídicos, coordenado pela professora Carolina Venâncio, entre os dias 02 e 05 de maio, no auditório da Faculdade Asa de Brumadinho. Reunimos o nosso time de professores e realizamos vários painéis de debate, com os temas: O Instituto da Prescrição no Direito do Trabalho e a Segurança Jurídica; Temas relevantes do Direito Constitucional contemporâneo: uma releitura necessária; Os novos aspectos da lei de Improbidade; Espécies, competências e responsabilidades tributárias;

Missão impossível 7: uma visão geral do Direito Processual Civil; Direito Internacional: perspectivas atuais; Direito Penal moderno e a responsabilidade penal frente à nova criminalidade; Aspectos relevantes e atuais do processo penal moderno. O Ciclo de Estudos Jurídicos é uma excelente oportunidade para que alunos e professores troquem experiências e conhecimento, e também para que se aprofundem em temas atuais e relevantes da área.

E, para ampliar ainda mais o conhecimento dos nossos alunos, promovemos, periodicamente, o projeto Pratas da Asa, que convida ex-alunos da Faculdade Asa para que compartilhem um pouco sobre seus projetos de vida e suas experiências profissionais. Também agora no mês de maio, recebemos o nosso ex-aluno Rogério Lisboa, atual presidente da OAB Contagem e primeiro discente da Asa a ser aprovado na OAB. Ainda hoje o Dr. Rogério é um advogado atuante, e no nosso encontro ele falou sobre os Desafios da Advocacia na Atualidade. O Projeto Pratas da Asa é uma forma de valorizar nossos ex-alunos e, também, de gerar troca de experiências profissionais com os atuais alunos.

Olhar para a comunidade

Outra ferramenta voltada para a comunidade é a página de Conteúdos de utilidade pública, que disponibiliza informações importantes para consulta gratuitamente, como: Cartilha Atingidos Pela Barragem; Competências Tribunal do Júri; Tribunal do Júri; Cartilha Uma nova Visão Sobre Famílias; Cartilha Relações de Consumo. Também são realizados, periodicamente, alguns outros eventos abertos à comunidade, presenciais ou online, com transmissão ao vivo pelo YouTube. Para participar desses e outros eventos, é só ficar de olho nas nossas redes sociais.

Diferenciais Faculdade Asa

Além dos eventos extracurriculares dos cursos de graduação em Enfermagem e Direito, e das ações voltadas para a comunidade, a Faculdade Asa oferece transporte gratuito para estudantes que moram nas cidades em torno de Brumadinho (que representa uma diminuição grande do custo) e convênios para estágios em empresas parceiras. Como instituição de ensino superior, a Faculdade Asa tem nota 4 em 5 no MEC, atestando a qualidade da formação que oferece. Além de Direito e Enfermagem, a Asa oferece diversos cursos técnicos e de graduação.

Conheça mais sobre a Faculdade Asa