Está pensando em iniciar o ensino superior ou técnico, mas ainda não sabe como vai pagar o curso? Esse dilema tem solução! Hoje, há muitas formas de fazer o pagamento de faculdades particulares. Há programas de financiamento, bolsas, parcelamentos, descontos, entre outras opções que são bem acessíveis.
Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e encontre a melhor forma de realizar o seu sonho!
Fies
O Programa de Financiamento Estudantil (Fies), mantido pelo governo federal através da Caixa Econômica Federal, é bastante conhecido da população. Seu principal objetivo é financiar os custos de uma graduação para aqueles que não se apresentam condições financeiras para arcar com os custos do curso.
Para conseguir entrar no programa, você deve estar regularmente matriculado em uma instituição particular que esteja cadastrada no programa e fazer o Enem. O aluno recebe uma ajuda de custo para pagar as mensalidades, mas após a graduação, é necessário pagar o valor da dívida acrescida de juros.
A taxa de juros é de 6,5% e o valor mínimo para financiamento é de R$ 50,00 mensais. O pagamento deve ser feito no prazo máximo de 18 meses após a conclusão do curso. É possível fazer o parcelamento de 100% do valor e, para alguns casos específicos, não é necessário ter fiador.
ProUni
Outro programa do governo federal que oferece bolsas parciais de 50% e até mesmo integrais. Só pode participar quem não tiver nenhum diploma de nível superior. Há outros requisitos que devem ser seguidos para poder se inscrever no programa:
• Ser estudante egresso de escola pública ou que estudou em escola particular com auxílio de bolsa;
• Professores da rede pública que estejam trabalhando;
• Estudantes com deficiência.
Para conseguir uma bolsa integral, o futuro estudante precisa comprovar que possui renda brutal mensal de, no máximo, um salário mínimo e meio, somando a renda total de todos os moradores da casa. Em contrapartida, para adquirir uma bolsa parcial, cada morador da casa pode receber até três salários mínimos.
Programa de parcelamento estudantil próprio
Sabia que a Faculdade ASA tem o seu próprio programa de parcelamento? É possível parcelar até 50% do valor da sua mensalidade, sendo que o restante do valor pode começar a ser pago depois que estiver formado!
O valor parcelado depende da sua renda. Por exemplo, para receber os 50%, a renda média familiar deve ser de até um salário mínimo. Você tem o dobro de tempo para pagar, é fácil de aprovar e não paga juros.
Lembre-se: um curso superior não é um gasto e sim um investimento. Afinal, o conhecimento é a única coisa que ninguém pode tirar de você e ainda lhe traz muitos benefícios. Antes de procurar um dos serviços citados acima, faça as contas e prepare-se para investir no seu futuro!
Mas atenção: não analise apenas a parcela, mas também a dívida futura. Lembre-se de que você terá que pagá-la, estando empregado ou não. Se puder fazer o pagamento à vista, dê preferência a esse investimento, pois será uma preocupação a menos no futuro. Se essa opção for impossível, o financiamento é a melhor forma de investimento!
Quer saber mais sobre o pagamento de faculdades particulares e conhecer o programa de parcelamento da ASA? Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudá-lo!