(31) 9 9708-6211

Segunda a sexta, de 14h30 às 21h30​

(31) 3571•9300

Segunda a sexta, de 14h30 às 21h30

Estudando para concurso público? Confira nossas dicas para otimizar seu tempo

Compartilhar artigo

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Uma das maneiras de conseguir estabilidade profissional é conseguir um cargo em órgãos municipais, estaduais ou federais. E a forma de conseguir essa vaga é através dos concursos públicos – as temidas provas de concurso.

Se você já fez a prova ou está pensando em fazer, fique atento nas dicas que separamos para você otimizar seus estudos e conquistar sua sonhada vaga!

1- Escolha uma carreira

Parece uma questão óbvia, mas saiba que é o passo mais importante dessa jornada. Você pode seguir de acordo com sua área de interesse, sua afinidade com o cargo disponível ou sua afinidade com a instituição e a possibilidade de crescimento quando empregado(a).

A importância de ter esse passo bem resolvido é justamente para evitar perder tempo com provas e conteúdos que não correspondem com suas expectativas.

2- Estude editais e provas anteriores

Depois de definir sua área de interesse, busque todos os materiais disponíveis, principalmente os oficiais – com eles em mãos será possível estabelecer prioridades, definir os conteúdos que precisam ser revisados e revisitados.

Não se esquece das referências bibliográficas e do português!

Existem cursinhos que oferecem cursos específicos para concurseiros, pesquise sobre eles – há opções presenciais e online, encontre aquele que melhor encaixa na sua rotina.

Outra dica são os “studygram” – perfis no Instagram dedicados aos estudos. Neles você encontra materiais, orientações, dicas, metodologia e muitas outras dicas e indicações de conteúdo.

3- Defina sua estratégia de estudos

Talvez essa etapa seja a mais complicada para os alunos. Muitos estudam e trabalham, sobrando pouco ou nenhum horário durante o dia. Aqui, nós indicamos fortemente que você monte um “planner de estudos” – ou seja, organize toda a sua semana em uma planilha (você encontra vários modelos gratuitos na internet).

Dessa forma, você consegue visualizar melhor os horários e os dias onde cabem algumas horinhas de estudo. Por exemplo, se sua semana é bem corrida e fica muito difícil de encaixar os estudos, você pode distribuir o conteúdo nos sábados e domingos. Tenha sempre em mente que o sucesso na prova corresponde à sua dedicação nos estudos.

Uma outra dica importante é: se livre de todas as distrações! Sim, estamos falando do celular. As redes sociais são seu maior inimigo nessa jornada, é muito fácil se distrair com as fotos e os vídeos. Se puder, separe um cantinho em casa em que você pode se dedicar inteiramente aos estudos. Tenha em mãos tudo o que vai precisar – os materiais correspondentes, cadernos, canetas e lápis…

Novamente, parecem “dicas óbvias” mas saiba que seguindo esses passos e deixando tudo organizado te ajudará a melhorar seu desempenho e evitar distrações desnecessárias.

4- Respire

Assim como os estudos são importantes, as pausas também são. Entre um conteúdo e outro, separe uns 10-15 minutinhos para respirar, se alongar, tomar um cafezinho…

Várias pesquisas indicam que após 50 minutos de foco, a produtividade começa a cair. É comum que queiramos deixar tudo resolvido e acabar logo com a matéria, mas essas pausas ajudam na concentração e evitam que você se distraia durante o estudo.

Existem métodos e aplicativos que podem te ajudar nessa etapa – saiba mais sobre o Método Pomodoro aqui.

5- Erros frequentes

Os erros mais comuns dos estudantes são não ler o edital referente à sua prova, não seguir o cronograma estipulado e não descansar.

Assim que o edital for liberado, tire um tempinho para lê-lo. Separe e providencie os documentos necessários, analise os principais assuntos cobrados e os livros da bibliografia. Aqui, ainda indicamos que você remaneje seu planner – já sabendo seus pontos fracos e os fortes, organize-se de acordo.

Se você estipulou um cronograma de acordo com seus horário e necessidades, por que abandoná-lo? Ter um tempo de foco mais personalizado que isso não existe! Você tem inteira autoridade para mudar a metodologia, reorganizar os horários, redefinir as prioridades quando necessário, só lembre-se de seus objetivos finais.

Sabemos que imprevistos acontecem e que precisamos lidar com indisposições e outra questões que fogem de nosso controle. Justamente por isso que a organização é importante, quando se deparar com essas situações você terá condições de se readaptar e voltar com força total!

Como mencionamos no início do texto, seu sucesso depende de sua dedicação. Sabemos que muitas pessoas possuem a rotina bem apertada e que nem todas tem condições de pagar por materiais e cursinhos particulares. Por isso, selecionamos essas dicas que podem e devem ser adaptadas de acordo com suas necessidades.

Para os candidatos do Direito, não deixe de conferir a live com o Subprocurador Geral da República Aposentado, Osvaldo José Barbosa Silva. A palestra foi mediada pela Professora Beatriz Vignolo – Doutoranda em Direito Ambiental (UFMG) Mestre em Direito Ambiental (UFMG) Advogada Professora das disciplinas de Laboratório de Direito Ambiental e de Direito Minerário da Faculdade ASA.

Conheça mais sobre a Faculdade Asa