Uma das maneiras de conseguir estabilidade profissional é conseguir um cargo em órgãos municipais, estaduais ou federais. E a forma de conseguir essa vaga é através dos concursos públicos – as temidas provas de concurso.
Se você já fez a prova ou está pensando em fazer, fique atento nas dicas que separamos para você otimizar seus estudos e conquistar sua sonhada vaga!
1- Escolha uma carreira
Parece uma questão óbvia, mas saiba que é o passo mais importante dessa jornada. Você pode seguir de acordo com sua área de interesse, sua afinidade com o cargo disponível ou sua afinidade com a instituição e a possibilidade de crescimento quando empregado(a).
A importância de ter esse passo bem resolvido é justamente para evitar perder tempo com provas e conteúdos que não correspondem com suas expectativas.
2- Estude editais e provas anteriores
Depois de definir sua área de interesse, busque todos os materiais disponíveis, principalmente os oficiais – com eles em mãos será possível estabelecer prioridades, definir os conteúdos que precisam ser revisados e revisitados.
Não se esquece das referências bibliográficas e do português!
Existem cursinhos que oferecem cursos específicos para concurseiros, pesquise sobre eles – há opções presenciais e online, encontre aquele que melhor encaixa na sua rotina.
Outra dica são os “studygram” – perfis no Instagram dedicados aos estudos. Neles você encontra materiais, orientações, dicas, metodologia e muitas outras dicas e indicações de conteúdo.
3- Defina sua estratégia de estudos
Talvez essa etapa seja a mais complicada para os alunos. Muitos estudam e trabalham, sobrando pouco ou nenhum horário durante o dia. Aqui, nós indicamos fortemente que você monte um “planner de estudos” – ou seja, organize toda a sua semana em uma planilha (você encontra vários modelos gratuitos na internet).
Dessa forma, você consegue visualizar melhor os horários e os dias onde cabem algumas horinhas de estudo. Por exemplo, se sua semana é bem corrida e fica muito difícil de encaixar os estudos, você pode distribuir o conteúdo nos sábados e domingos. Tenha sempre em mente que o sucesso na prova corresponde à sua dedicação nos estudos.
Uma outra dica importante é: se livre de todas as distrações! Sim, estamos falando do celular. As redes sociais são seu maior inimigo nessa jornada, é muito fácil se distrair com as fotos e os vídeos. Se puder, separe um cantinho em casa em que você pode se dedicar inteiramente aos estudos. Tenha em mãos tudo o que vai precisar – os materiais correspondentes, cadernos, canetas e lápis…
Novamente, parecem “dicas óbvias” mas saiba que seguindo esses passos e deixando tudo organizado te ajudará a melhorar seu desempenho e evitar distrações desnecessárias.
4- Respire
Assim como os estudos são importantes, as pausas também são. Entre um conteúdo e outro, separe uns 10-15 minutinhos para respirar, se alongar, tomar um cafezinho…
Várias pesquisas indicam que após 50 minutos de foco, a produtividade começa a cair. É comum que queiramos deixar tudo resolvido e acabar logo com a matéria, mas essas pausas ajudam na concentração e evitam que você se distraia durante o estudo.
Existem métodos e aplicativos que podem te ajudar nessa etapa – saiba mais sobre o Método Pomodoro aqui.
5- Erros frequentes
Os erros mais comuns dos estudantes são não ler o edital referente à sua prova, não seguir o cronograma estipulado e não descansar.
Assim que o edital for liberado, tire um tempinho para lê-lo. Separe e providencie os documentos necessários, analise os principais assuntos cobrados e os livros da bibliografia. Aqui, ainda indicamos que você remaneje seu planner – já sabendo seus pontos fracos e os fortes, organize-se de acordo.
Se você estipulou um cronograma de acordo com seus horário e necessidades, por que abandoná-lo? Ter um tempo de foco mais personalizado que isso não existe! Você tem inteira autoridade para mudar a metodologia, reorganizar os horários, redefinir as prioridades quando necessário, só lembre-se de seus objetivos finais.
Sabemos que imprevistos acontecem e que precisamos lidar com indisposições e outra questões que fogem de nosso controle. Justamente por isso que a organização é importante, quando se deparar com essas situações você terá condições de se readaptar e voltar com força total!
Como mencionamos no início do texto, seu sucesso depende de sua dedicação. Sabemos que muitas pessoas possuem a rotina bem apertada e que nem todas tem condições de pagar por materiais e cursinhos particulares. Por isso, selecionamos essas dicas que podem e devem ser adaptadas de acordo com suas necessidades.
Para os candidatos do Direito, não deixe de conferir a live com o Subprocurador Geral da República Aposentado, Osvaldo José Barbosa Silva. A palestra foi mediada pela Professora Beatriz Vignolo – Doutoranda em Direito Ambiental (UFMG) Mestre em Direito Ambiental (UFMG) Advogada Professora das disciplinas de Laboratório de Direito Ambiental e de Direito Minerário da Faculdade ASA.