(31) 98496-4749

Segunda a sexta, de 14h30 às 21h30​

(31) 3571•9300

Segunda a sexta, de 14h30 às 21h30

Como escolher um curso superior de acordo com as suas habilidades?

Compartilhar artigo

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email

A tarefa de escolher um curso superior ainda é aterrorizante para a maioria dos jovens egressos do Ensino Médio. “Vou ter que escolher agora o que vou fazer para o resto da vida? E se eu não gostar do que escolhi? E se não conseguir me sustentar com nessa profissão?”

Esses questionamentos geram insegurança e ansiedade. Entretanto, a escolha do curso superior ideal para você não precisa ser uma tortura. Para ajuda-lo nesta etapa, selecionamos alguns pontos de reflexão para encurtar o seu caminho até a sua escolha de sucesso e satisfação pessoal.

Continue nos acompanhando e confira! 

Coloque a sua satisfação no centro da escolha

Nesse momento da sua vida, você ouve muitas sugestões dos pais, familiares e amigos. “Por que não faz Direito?”, sugere a tia distante. “Você vai ficar rico se fizer Medicina!”, opina o colega. Todos querem te ajudar a escolher, mas podem estar gerando ainda mais confusão em sua cabeça.

Por um instante, apague todas as possibilidades que você já levantou — e as que levantaram por você — e pense no que gosta de fazer, em suas habilidades e também nas coisas de que não gosta.

Afinal, a profissão escolhida fará parte da maioria das horas de todos os seus dias, por isso, é essencial que a sua rotina gere satisfação e alegria.

Como escolher um curso superior de acordo com as suas habilidades? - coloque sua satisfacao no centro da escolha

Pesquise cursos e profissões sem compromisso de escolher

Agora que refletiu sobre as suas preferências, pesquise os cursos e as áreas de atuação profissional que se encaixam em suas habilidades. Isso não significa que você escolherá uma delas.

Nesse passo, permita-se formular todo tipo de questionamento sobre o curso superior e sobre a prática profissional em si:

  • o que vou estudar nesse curso?
  • as matérias incluídas na estrutura curricular dele me agradam?
  • quais possibilidades de atuação no mercado este curso me oferece?
  • qual o retorno financeiro essa profissão pode proporcionar?
  • como pode ser a rotina de trabalho dessa atividade?
  • todos esses pontos se encaixam nas minhas expectativas para a vida adulta?

Não tenha medo de fazer esse tipo de perguntas. A medida que for encontrando as respostas, você estará mais perto da escolha ideal.

Ouça os profissionais da área

A realidade das pesquisas sobre as graduações e profissões pode ser diferente da experiência diária dos profissionais que já atuam no mercado.

Apesar de essas pesquisas aproximarem você de áreas afins às suas características e habilidades, é muito importante conhecer também o dia a dia dos profissionais de determinada profissão.

Assim, procure conversar com quem já trabalha nas áreas que mais te interessaram. Você pode tentar acompanhar um dia de trabalho de alguém conhecido, por exemplo, e tentar se imaginar realizando as mesmas atividades.

Isso pode te ajudar bastante na eliminação de atividades nas quais não se encaixaria!

Pesquise sobre os ganhos possíveis nas áreas de interesse

Em algum momento desse processo de escolha do curso superior é preciso pôr os pés no chão e avaliar as possibilidades reais de retorno financeiro.

Conciliar as oportunidades oferecidas pela profissão com suas metas e projetos pessoais aumentam as chances de você ter sucesso profissional.

Saiba que sua escolha não precisa ser definitiva

A vida profissional é extremamente dinâmica e as suas preferências e metas podem mudar enquanto você vivencia a rotina profissional. O próprio mercado de trabalho se transforma com o tempo. Assim, não carregue sobre seus ombros o peso de ter que fazer uma escolha definitiva.

Pode até ser que você acerte e passe o resto da vida na mesma profissão, mas pensar que existe a possibilidade da mudança pode te ajudar a diminuir a ansiedade natural da fase de escolher um curso superior adequado para você! 

Como escolher um curso superior de acordo com as suas habilidades? - saiba que sua escolha nao precisa ser definitiva

Gostou do post? Para ficar ainda mais perto do seu sonho de realização profissional, baixe agora nosso ebook e descubra também como garantir o sucesso na redação do Enem! 

6 dicas de como aumentar a concentração e estudar com mais qualidade