(31) 98496-4749

Segunda a sexta, de 14h30 às 21h30​

(31) 3571•9300

Segunda a sexta, de 14h30 às 21h30

Como conseguir o primeiro emprego sem ter faculdade?

Compartilhar artigo

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email

Ainda não sabe como conseguir o primeiro emprego sem ter faculdade? Aqui vão algumas dicas preciosas para que você possa chegar lá em menos tempo!

O sonho do primeiro emprego é muito, muito comum entre os jovens. Afinal de contas, ele significa a entrada no mercado de trabalho, ascensão profissional, social e, é claro, mais renda. Porém, como conquistar o primeiro emprego sem faculdade? É fácil? Difícil?

É claro que tudo isso depende de uma série de fatores… Mas, para que você conte menos com a sorte e acelere este processo a partir de agora, eu vou te ajudar a chegar lá.

Neste artigo, você vai encontrar algumas dicas imperdíveis para ter seu primeiro emprego sem faculdade. Leia agora!

Crie um currículo matador do zero

Muitas pessoas têm dúvidas sobre como criar o currículo para o primeiro emprego, afinal, o que poderia entrar?

Quais informações? Ele deveria ser maior? Muito menor? Muitas perguntas, né? Veja as dicas que separei pra você:

Não tenha um currículo extenso demais. De verdade, não queira encher páginas e mais páginas e não passe de duas laudas (máximo, estourando, ok?). Não permita que o conteúdo seja chato, extenso, que desperte o desinteresse de quem irá avaliá-lo.

Insira:

  • Dados pessoais, incluindo nome, contatos disponíveis, estado civil e nascimento;
  • Pontue um objetivo, relacionado ao cargo e experiência que você possui;
  • Brevemente, mostre suas qualificações, ou seja, quais são as suas habilidades, conhecimentos, como você já atuou ou pretende atuar;
  • Traga também sua formação acadêmica: ensino médio, ensino técnico, ensino superior incompleto/em curso, nome da instituição, datas de início e de término;
  • Fala algum idioma? Tem algum curso específico entre suas experiências? Insira no conteúdo de forma objetiva;
  • Cite suas experiências profissionais ou fale de trabalhos que você desenvolveu na escola, universidade ou como voluntário (a);
  • Insira também atividades de aperfeiçoamento, simpósios, workshops, oficinas, etc.

Você pode ver mais detalhes para criar seu currículo do zero AQUI.

Ah, você não precisa inserir sua foto, enviar certificados anexos ou números de documentos (até mesmo pela sua segurança). Apenas o mais importante, ok?

Use as redes sociais a seu favor

Não só as redes sociais mais focadas em diversão e entretenimento são boas para interação. Uma das redes sociais mais poderosas para entrar em contato com um novo círculo de pessoas e aumentar as chances de alcançar um novo emprego já existe…

Sim, o LinkedIn é uma rede fácil, simples, acessível, com muitos recursos gratuitos que podem dar aquele “empurrãozinho” que você precisa para começar com o pé direito.

Como em todas as redes sociais, é claro, você precisa ter cuidado com as imagens que publica, o conteúdo, as informações em seu perfil. Enfim, o foco aqui não é entretenimento, é criar relacionamentos profissionais.

Faça networking

Acima, eu comecei a falar um pouco sobre entrar em contato com um novo círculo de pessoas. Pois bem, isso é primordial para que você potencialize as chances de alcançar mais oportunidades.

Eventos online (e presenciais, quando voltarmos deste momento), rodas de conversa, grupos de WhatsApp ou Telegram, comunidades, fóruns, grupos no Facebook: são muitas as opções.

O ideal é que você ajude aquelas pessoas que estão em contato com você, pergunte, troque ideias, experiências, absorvendo tudo aquilo que puder para engrandecer seus saberes e criar laços. Relacionamento é a palavra-chave.

Invista em seu conhecimento

Como você está começando sua trajetória neste momento, em termos profissionais, pode apostar em cursos mais curtos e mais baratos que a universidade — que é uma excelente opção, porém, toma mais tempo.

A alternativa perfeita para este primeiro momento são os cursos técnicos, sabia?

Com eles, você ganha experiência, pode focar em uma área de atuação, ganhar mais relevância em seu currículo em menos tempo — cursos técnicos duram entre um e dois anos. Os retornos, é claro, tendem a ser mais rápidos!

Você sabia que a Faculdade Asa de Brumadinho possui cursos técnicos variados para você começar sua carreira profissional com o pé direito e elevar seu potencial de entrar no mercado de trabalho?

Dá uma olhadinha na lista:

Curtiu algum? Não perca mais tempo: faça sua pré-matrícula 100% grátis e garanta e dê mais um passo rumo ao sucesso da sua carreira. Vem!