Depois de muito estudo, você termina o ensino médio e, como muitos outros estudantes, enfrenta a dúvida do que fazer em seguida.
Sim, esse é um questionamento que muitos se fazem, afinal, é chegada a hora de escolher uma profissão, a qual poderá seguir por toda a vida. Se nesse momento você quer continuar os estudos, mas não pretende ingressar num curso superior, o curso técnico é uma boa opção.
No post de hoje, falaremos um pouco sobre o assunto. Continue a leitura para ficar por dentro dessa modalidade de ensino!
O que são os cursos técnicos?
Os cursos técnicos são uma modalidade de ensino de nível médio que têm como objetivo a capacitação teórica e prática do aluno nas mais diversas áreas do setor produtivo. Um dos seus ideais é o acesso imediato ao mercado do trabalho e a perspectiva de requalificação e reinserção no mercado de trabalho.
Preciso terminar o ensino médio para iniciar o curso técnico?
Os cursos técnicos são abertos para as pessoas que tenham concluído o ensino fundamental. Porém, para a obtenção do diploma, é necessário terminar o ensino médio — você pode cursá-lo junto ou após.
Quantos tipos de curso estão disponíveis?
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), existem cerca de 185 cursos disponíveis no Brasil, divididos em 12 eixos:
- Ambiente, Saúde e Segurança;
- Apoio Educacional;
- Controle e Processos industriais;
- Gestão e Negócios;
- Hospitalidade e Lazer;
- Informação e Comunicação;
- Infraestrutura;
- Militar;
- Produção Alimentícia;
- Produção Cultural e Design;
- Produção Industrial;
- Recursos Naturais.
Como é o mercado de trabalho para quem opta pelo curso técnico?
A empregabilidade é um fator de grande importância e deve sim ser levada em conta na decisão. Afinal, saber a real possibilidade de arranjar um emprego após a conclusão do curso tem um peso grande.
Ao contrário do que muitos pensam, a maioria das empresas e empregadores do país valorizam, e muito, os serviços prestados por indivíduos que possuem uma formação técnica. Surpreendentemente, o número de vagas disponíveis no mercado para esses profissionais é o dobro em comparação com aquelas que exigem nível superior. Assim, as chances de conseguir um emprego quando tiver o diploma do curso em mãos são bem altas.
Qual o custo de um curso técnico?
Ao contrário de muitos cursos de nível superior, os cursos técnicos possuem um ótimo custo-benefício. Eles têm mensalidades bem mais em conta e duram, em sua maioria, de 1 a 2 anos, enquanto que em muitas universidades os valores são mais altos e a duração é de, no mínimo, 4 anos.
Qual outra vantagem do curso técnico?
Além de tudo o que já foi falado, os cursos técnicos propiciam uma visão prática de muitas profissões. Assim, se você está em dúvida sobre qual carreira seguir, você poderá avaliar se aquilo é realmente o que você gostaria de fazer — em vez de descobrir isso depois de 4 anos numa graduação.
Em meio a tantas decisões e responsabilidades a serem tomadas ao terminar o ensino médio, não existe uma resposta pronta para o que fazer. Nesse momento, é importante que você procure o que mais se aproxima das suas preferências pessoais e perspectivas para o futuro.
Esperamos que esse artigo abra a sua cabeça para as diversas opções disponíveis e te ajude a decidir qual caminho seguir. Se gostou e quer ficar por dentro de mais posts como esse, curta a nossa página no Facebook!