(31) 98496-4749

Segunda a sexta, de 14h30 às 21h30​

(31) 3571•9300

Segunda a sexta, de 14h30 às 21h30

Administração: o melhor curso para empreendedores!

Compartilhar artigo

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email

Em tempos de startups e empreendedorismo em alta, ser bem-sucedido como dono do próprio negócio é um sonho compartilhado por muitos jovens. Afinal, muitos querem ir além e desejam mais do que a garantia de um bom emprego e estabilidade profissional. 

Ainda assim, empreender não se resume à criatividade e capacidade de inovação, uma vez que a sobrevivência de todo negócio depende de conhecimentos e ferramentas de planejamento e gestão, diferenciais que todo bom empreendedor deve ter no currículo

Você sabia que a melhor maneira de desenvolver essas habilidades é por meio de um bom curso de graduação em administração? Confira os motivos e descubra por que esse é o melhor curso para empreendedores!

Permite entender o contexto em que as empresas atuam

Nem só de cálculos e capacidade de planejamento vive um empreendedor. Por isso, a grade curricular de um curso superior em administração oferece diversas disciplinas da área de ciências humanas, como Sociologia, que no contexto do empreendedorismo, é fundamental para uma melhor compreensão das transformações sociais e como elas se conectam aos objetivos de uma empresa.  

Entender como um fenômeno afeta uma parcela da população, por exemplo, permite identificar oportunidades de oferecer novas soluções e traçar estratégias para atender às necessidades desse grupo de pessoas. 

Da mesma forma, com os conhecimentos adquiridos em Economia, é possível compreender como as políticas governamentais afetam seu empreendimento, além de ter melhor noção da dinâmica de produção, distribuição e consumo de bens e serviços. 

Administração: o melhor curso para empreendedores!

Ensina que o empreendedor deve saber se comunicar

Assim como a identidade visual e a mensagem que um negócio deseja transmitir com ela, vender um produto se tornou muito mais do que investir em anúncios publicitários e ressaltar as suas qualidades.

E com conhecimentos de Marketing, o empreendedor aprende que para ter uma boa relação com clientes e ser uma autoridade no mercado em que atua, é necessário saber como se comunicar e gerar conteúdo relevante para pessoas interessadas nas soluções oferecidas pela empresa. 

Além disso, aprender como conduzir pesquisas é indispensável para conhecer melhor o mercado e avaliar se investir em determinado produto ou ideia vai trazer o retorno esperado ou se vai apenas gerar desperdício de tempo e recursos financeiros. 

Prepara para lidar com as finanças do empreendimento

Um dos principais motivos do fechamento de empresas no Brasil é a negligência com o planejamento financeiro, muitas vezes colocada em segundo plano na lista de prioridades de empreendedores, que só se dão conta da sua importância quando já é tarde demais para corrigir o erro

Por isso, disciplinas voltadas para contabilidade, administração e matemática financeira fazem toda a diferença para que o empreendedor consiga manter o orçamento equilibrado e saiba se a empresa está operando com lucro ou prejuízo para uma tomada de decisões compatível com a sua realidade. 

Administração: o melhor curso para empreendedores!

Forma líderes capazes de coordenar todos os níveis de gestão

Afinal, capacidade de liderança também é um conjunto de técnicas que podem ser desenvolvidas em um curso de administração, que prepara o empreendedor para liderar equipes e delegar tarefas, aproveitando melhor os recursos disponíveis para atingir objetivos e metas. 

Isso significa a aquisição de habilidades para planejar o que a empresa pretende alcançar, assim como estratégias para trilhar esse caminho por meio da coordenação de todos os níveis de gestão do negócio.

Um exemplo é a política de Recursos Humanos, que deve ser voltada para as necessidades do empreendimento, tanto na contratação quanto no treinamento e promoção de funcionários. 

Administração: o melhor curso para empreendedores 

Como você pode perceber, quando se trata de educação empreendedora, nenhuma graduação é tão completa e abrangente quanto o curso de administração, que forma profissionais com uma visão sistêmica do funcionamento de uma empresa. 

O que também envolve desenvolver competências como:

  • Capacidade de negociação;
  • Adaptação e antecipação de cenários;
  • Inovação e uso de tecnologias;
  • Identificação de oportunidades para atingir novos mercados. 

Isso sem falar na possibilidade de estabelecer uma valiosa rede de contatos com colegas que possuem objetivos em comum, além de professores ou profissionais que possam orientar e abrir portas para uma carreira bem-sucedida à frente do próprio negócio. 

Agora que você já sabe qual é o melhor curso para empreendedores, confira também como conciliar o trabalho com os estudos!

6 dicas de como aumentar a concentração e estudar com mais qualidade