O novo ensino médio foi aprovado pelo governo Michel Temer, em 2017. A Lei n.º 13.415/2017, que ficou conhecida como a Reforma do Ensino Médio, estabeleceu uma mudança na estrutura do Ensino Médio.
Em 2018, aconteceu a aprovação da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio que definiu os conteúdos a serem ofertados nos últimos três anos da Educação Básica, estabelecendo assim o Novo Ensino Médio.
Mudanças curriculares
Começando agora, em 2022, as mudanças serão feitas de forma gradativa tanto para as escolas públicas quanto privadas.
Nesse novo modelo, as disciplinas serão divididas como no ENEM, ou seja, por áreas de conhecimento. Aqui, a principal mudança acontece na maneira que serão ministradas (interdisciplinarmente) — os estudantes seguem estudando as mesmas matérias, porém, somente a Língua portuguesa e a Matemática se mantém obrigatórias nos 3 anos.
As áreas de conhecimento ficaram divididas da seguinte forma:
- Linguagem e suas tecnologias: português, inglês, artes e educação física;
- Matemática e suas tecnologias;
- Ciências da natureza e suas tecnologias: biologia, química e física;
- Ciências humanas e sociais aplicadas: história, geografia, sociologia e filosofia.
Essa estrutura corresponde então a 60% da grade curricular. Os 40% restantes correspondem ao chamado Itinerários Formativos, onde o aluno escolherá uma formação à parte, seguindo as suas intenções profissionais
Seguindo o documento publicado pelo Ministério da Educação, essa modalidade corresponde às 1.200 horas (40%) a serem divididas durante os 3 anos de formação. Essa também foi dividida em áreas de interesse:
- Investigação Científica: ampliar a capacidade dos estudantes de investigar a realidade, compreendendo, valorizando e aplicando o conhecimento sistematizado;
- Processos Criativos: aprender a utilizar conhecimentos, habilidades e recursos de forma criativa para propor, inventar, inovar;
- Mediação e Intervenção Sociocultural: apropriar os estudantes de conhecimentos e habilidades que os permitam atuar como agentes de mudanças e de construção de uma sociedade mais ética, justa, democrática, inclusiva, solidária e sustentável;
- Empreendedorismo: apropriar cada vez mais de conhecimentos e habilidades que os permitam adaptar-se a diferentes contextos e criar oportunidades para si e para os demais.
O MEC afirma que os Itinerários podem variar conforme o contexto em que a escola está inserida e conforme as necessidades e interesses dos estudantes. Além disso, as redes de ensino terão autonomia para definir quais deles serão ofertados.
Novo Ensino Médio x Cursos Técnicos
Bom, você deve estar se perguntando — e como fica a educação técnica e profissionalizante diante dessas mudanças no ensino médio?
Nós não temos ainda um documento oficial sobre possíveis mudanças e/ou adaptações. O que podemos dizer é que, o curso técnico continua a ser uma opção para os estudantes.
Dessa forma, um não anula o outro, eles, na verdade, se complementam!
Para aqueles alunos que estão buscando por diferenciais, novas oportunidades e reconhecimento no mercado, nós recomendamos que você busque por uma instituição educacional com responsabilidade social e compromisso com seus alunos.
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