Escolher uma profissão pode ser uma atividade bem complicada e estressante, ainda mais quando temos que prestar atenção nos prazos de inscrição – tanto para vestibulares, ENEM, programas de bolsa…
Pensando nisso, a Faculdade ASA desenvolveu esse pequeno “manual” para te auxiliar nessas etapas. Aqui você vai conhecer mais sobre os principais programas de descontos utilizados pelas universidades e descobrir qual se encaixa melhor nos seus planos.
FIES – Fundo de Financiamento Estudantil
ATENÇÃO – O FIES não é bolsa de estudo!
De acordo com o próprio site, o FIES é “um programa do Ministério da Educação (MEC), instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, que tem como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC e ofertados por instituições de educação superior não gratuitas aderentes ao programa“.
Basicamente, o programa consiste no financiamento do curso e o aluno selecionado precisará pagar o empréstimo após a graduação.
Os critérios gerais para inscrição são:
- NÃO participar do ProUni;
- ter nota do ENEM superior a 450, sem zerar a redação;
- estar matriculado em curso presencial de ensino superior da rede privada que tenha obtido nota maior que 3 no SINAES – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior.
No site oficial você consegue se cadastrar e selecionar 3 cursos de preferência para o financiamento – o próprio sistema já aponta as universidades vinculadas ao programa, caso você ainda não tenha certeza sobre o curso/universidade seguir. Caso você já esteja estudando, é preciso apontar quantos semestres já concluiu.
Assim como os próximos programas que vamos comentar, o FIES também possui um cronograma de funcionamento (as datas são modificadas de acordo com o ano). Agora em 2021, as inscrições acontecem entre os dias 27 e 30 de julho; 3 de agosto é liberado o resultado; 4 a 6 de agosto é para a complementação das informações de cadastro e 4 a 31 de agosto é a fila de espera.
Existem alguns pontos que precisam ser observados aqui – o programa deixa os cursos mais acessíveis, ou seja, mesmo que você não tenha condições de bancar o ensino superior privado, ao se inscrever no FIES é possível conseguir juros zero (vagas limitadas). Para Cursos de Medicina, por exemplo, que atingem mensalidade de R$ 6.000,00, é realmente tentador se cadastrar no programa.
Maaas…
É preciso ter em mente que você terá que pagar tudinho após a graduação e isso abre mais uma série de questões – será que vale a pena? O sistema do FIES é complicado e burocrático, mas a principal insegurança diz respeito a empregabilidade após o curso. É sabido que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e as taxas de desemprego estão na casa dos 14%, o mais alto desde 2012.
Existe ainda duas modalidades de financiamento, o FIES Fundo Garantido (voltado para estudantes com renda familiar mensal de até 3 salários-mínimos por pessoa; possibilidade de juros zero, com correção apenas pela inflação) e o P-FIES (voltado para estudantes com renda familiar mensal de até 5 salários-mínimos por pessoa, possui juros que variam de acordo com o banco).
ProUni – Programa Universidade para todos
“É o programa do Ministério da Educação que concede bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em instituições privadas de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior. A seleção é feita com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)“
Para se inscrever no ProUni é preciso preencher uma das categorias:
- ter cursado o ensino médio completo em escola pública, ou
- cursado o ensino médio completo em escola privada com bolsa integral, ou
- ter cursado todo o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição, ou
- ser portador de deficiência, ou
- ser professor da rede pública de ensino básico, em efetivo exercício, integrando o quadro permanente da instituição e concorrendo a vagas em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Neste caso, a renda familiar por pessoa não é considerada.
Os candidatos precisam também comprovar renda já que a bolsa corresponde à renda bruta familiar. Bolsas 100% são designadas para estudantes com renda bruta familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa; Bolsas 50% para estudantes com renda bruta familiar de até 3 salários mínimos por pessoa.
As vantagens de participar desse programa é justamente o fato de ser uma bolsa – caso você seja selecionado e garantir a bolsa de 100%, por exemplo, não precisará pagar absolutamente nada! A desvantagem é que é preciso passar pelo processo seletivo, sendo assim, a bolsa não é garantida e existe ainda uma longa lista de espera.
PEP – Parcelamento Estudantil Próprio ASA
Caso você não se encaixe nos programas citados a cima, ainda sim é possível conseguir bolsas e descontos dentro do ensino superior.
A Faculdade ASA conta com o Parcelamento Estudantil Próprio (PEP) – um programa de financiamento feito diretamente com a instituição, sem intermédio de bancos ou financeiras.
O programa conta ainda com o parcelamento sem juros; aprovação no ato do requerimento; não exige nota do ENEM e você ainda tem o dobro do tempo para quitar as parcelas.
Em apenas 3 etapas você garante seus estudos, confira:
- Ser aprovado no Processo Seletivo ASA (ou usar a sua nota do ENEM, desde que superior a 400);
- Realizar a matrícula e
- Preencher o formulário no próprio setor financeiro da instituição.
DICAS
Se deseja requerer o parcelamento ASA, leve no dia da sua matrícula os comprovantes de renda dos membros da sua casa, assim você já agiliza o processo de aprovação do seu parcelamento ASA. É necessário ter um garantidor que tenha renda de aproximadamente 2 x vezes o valor da mensalidade do curso.
A ASA ainda oferece o transporte gratuito aos alunos, por isso, uma possibilidade a mais para você não adiar o seu sonho de realizar um curso de graduação ainda este ano.
Você ainda tem a oportunidade de ganhar uma bolsa de 60% durante todo o curso!
Basta escolher seu curso, fazer o vestibular on-line ou usar sua nota do ENEM e aproveitar a Promoção ASA 20 anos. Não perca essa oportunidade.
Para mais informações sobre os programas de desconto da Faculdade ASA é só consultar o nosso site (aqui) ou mandar mensagem para processoseletivo@faculdadeasa.meltcomunicacao.com.br.
Você também nos encontra nos números (31) 99708-6211 ou (31) 3571-9300.