Pensando em fazer Engenharia de Produção? O momento é agora! Confira 5 motivos para investir nessa carreira e conquistar o seu lugar no mercado de trabalho.
Os cursos de engenharia estão sempre entre os mais procurados pelos estudantes. Não só pela relevância do profissional no mercado de trabalho, mas também pela abrangência de áreas, como na Engenharia de Produção.
Para além dos conhecimentos de exatas, o profissional que escolhe esse curso também estará habilitado a trabalhar com administração, economia e gestão de pessoas.
Esse tipo de conhecimento é extremamente valorizado pelas empresas e pode ser justamente o diferencial que elas estão buscando nos profissionais.
Portanto, se você está pensando em qual graduação fazer, saiba que a Engenharia de Produção pode ser o seu caminho. Confira.
O mercado profissional para a Engenharia de Produção
No comparativo entre o período de julho/22 a julho/23, houve um aumento de 17,51% nas contratações formais para a Engenharia de Produção.
Por estar presente em indústrias de diversos segmentos, há uma grande demanda para esses profissionais no país.
Indo desde a fabricação de alimentos, produtos cosméticos, brinquedos, roupas até a construção de prédios, hoje um engenheiro de produção ganha em média R$ 9.713,64 no mercado de trabalho brasileiro para uma jornada de trabalho de 42 horas semanais. [1]
Mas o que o faz um engenheiro de produção?
O engenheiro de produção é responsável por todo o ciclo produtivo de uma empresa, ou seja, desde o planejamento até o controle e supervisão da produção.
É papel desse profissional garantir a qualidade desse ciclo produtivo, usando de técnicas para o controle de custos de materiais e equipamentos, gestão de pessoas e projetos, inspeção de equipamentos, matéria-prima e produtos finais.
Funções mais comuns para a profissão:
- Planejar e monitorar o desempenho de processos;
- Analisar projetos;
- Delegar tarefas e assumir riscos;
- Fazer a testagem de produtos;
- Avaliar eficácia de equipamentos e realizar ajustes quando necessário.
5 motivos para fazer Engenharia de Produção
1- Formação multidisciplinar
A formação multidisciplinar da engenharia de produção é essencial para o desenvolvimento da área.
Como mencionamos anteriormente, é esperado que esse profissional tenha habilidades necessárias para trabalhar com o conceito de humanas, como comunicação, gestão de pessoas e gestão administrativa.
Esse detalhe pode abrir portas ainda maiores, permitindo que você explore ambos os conceitos e busque por mais diferenciais e qualificações.
2- Alto índice de empregabilidade
Justamente por possuir várias áreas de atuação, a engenharia de produção possui uma alta demanda para profissionais.
São mais de 10 áreas que você pode seguir.
Segundo levantamento da Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO), o setor agrega diversas opções nos mais diversos tipos de organizações.
- Operações e processos da produção;
- Logística;
- Engenharia Econômica;
- Engenharia do Trabalho;
- Engenharia da Sustentabilidade;
- Engenharia da Qualidade;
- Engenharia do Produto;
- Engenharia Organizacional;
- Pesquisa Operacional;
- Educação em Engenharia de Produção.
3- Crescimento da Indústria 4.0
Com o desenvolvimento da chamada indústria 4.0, onde as máquinas utilizam as informações fornecidas para melhorar o processo de produção, principalmente dentro da agroindústria, é preciso que os profissionais estejam a par desses recursos.
E aqui entra o engenheiro de produção – para alinhar os conhecimentos específicos com os aspectos da inteligência artificial e da internet das coisas.
4- Profissão indispensável
Todas as profissões têm o seu espaço no mercado de trabalho, contudo, profissões como a engenharia de produção são raramente afetadas em tempos de crise.
Do ponto de vista industrial, graças a capacidade desse profissional em otimizar e atingir indicadores positivos dentro de cada empresa, eles se tornam colaboradores extremamente valiosos.
5- Profissão do futuro
Devido ao aumento das vendas online nos últimos dois anos e, consequentemente, os problemas de logística que apareceram com isso, levou as corporações a buscarem na engenharia soluções eficazes.
E, novamente, aqui entra a engenharia de produção!
Engenharia de Produção na Faculdade ASA
Mude agora seu futuro com aulas 100% presenciais e ensino de verdade
No curso de Engenharia de Produção da Faculdade ASA os alunos aprendem a gerenciar recursos humanos, financeiros e materiais de uma empresa para elevar a produtividade e rentabilidade.
As aulas associam conhecimentos de Engenharia a técnicas de Administração e fundamentos de Economia.
O objetivo é apresentar procedimentos e métodos que aperfeiçoem a produção e ordenem as atividades financeiras, logísticas e comerciais de uma organização.
MANEIRAS DE INGRESSAR
Vestibular Simplificado: Escolha o curso Engenharia de Produção e faça nosso exame 100% online;
Nota do Enem: Após escolher o curso, veja se sua nota do Enem é suficiente para a matrícula;
PROUNI: Faça o seu cadastro pelo site acessounico.mec.gov.br/prouni