Planeja fazer uma boa faculdade, mas não tem dinheiro pra pagar a mensalidade integral? Não se preocupe: conseguir uma bolsa do Prouni (Programa Universidade Para Todos) pode ser a solução pra você!
Continue a leitura e informe-se sobre esse benefício:
O que é o Prouni?
O Prouni é um programa de bolsas criado em 2004 pelo MEC (Ministério da Educação) para abraçar alunos que concluíram o ensino médio e querem entrar em um curso superior na rede particular.
O programa oferece bolsas integrais (100% do valor da mensalidade) e parciais (50% do valor da mensalidade) e, ao contrário do Fies, não exige pagamento do aluno após terminar o curso. Afinal, trata-se de um programa de bolsas, e não um financiamento estudantil.
Quem pode se candidatar ao Prouni?
Para se candidatar ao Prouni, o aluno deve se encaixar em alguns requisitos:
- Ensino médio: o aluno tem, obrigatoriamente, que ter concluído o ensino médio na rede pública ou na rede particular com bolsa integral. Além disso, não é permitido fazer parte do programa caso o aluno já tenha curso superior.
- Renda familiar: para bolsa integral a renda bruta mensal, por pessoa, deve ser de no máximo 1,5 salário mínimo. Já para bolsa parcial, o máximo permitido é de 3 salários mínimos por pessoa.
- ENEM: para poder se candidatar, o aluno tem que ter participado do ENEM no ano anterior (para o Prouni em 2017, a pessoa deve ter concluído o exame em 2016, por exemplo). Além disso, o resultado deve ser maior que 450 nas provas de conhecimento. Zerar a redação também impossibilita a candidatura.
- Professores: professores da rede pública também podem entrar no Prouni sem restrição de renda, desde que seja para cursos de licenciatura ou pedagogia.
- Portadores de deficiências físicas: podem concorrer ao Prouni mesmo tendo concluído o ensino médio na rede particular.
Como as vagas são limitadas, a seleção dos alunos no Prouni funciona baseada nas notas do ENEM do candidato.
Como participar do Prouni?
- Inscrição: através do site do Prouni, o aluno escolhe duas opções de curso, preenche um questionário e escolhe se deseja concorrer à bolsa integral ou parcial.
- Primeira chamada: após análise, são divulgados os aprovados em primeira chamada e quais estão aptos a concorrer na segunda.
- Matrícula da primeira chamada: os alunos aprovados na primeira chamada podem se matricular. As vagas restantes irão para os candidatos excedentes.
- Segunda chamada: é divulgada a lista de aprovados na segunda chamada, os excedentes.
- Matrícula da segunda chamada: assim como na primeira chamada, os alunos aprovados poderão fazer a matrícula.
- Vagas remanescentes: caso ainda assim sobrem vagas, elas serão distribuídas aos próximos colocados, assim como aconteceu na segunda chamada.
Fique atento, pois as datas para cada uma das fases é bastante próxima das outras. Para não perder as datas, o cronograma do Prouni pode sempre ser consultado no site do programa.
Posso usar o Fies para completar a bolsa do Prouni?
Sim! Caso consiga apenas a bolsa parcial através do Prouni, o Fies pode ser usado para complementar os outros 50%, desde que a faculdade participe de ambos os programas.
Gostou do artigo? Tem mais dúvidas ou gostaria de mais informações sobre cursos superiores? Curta nossa página do Facebook e fique sempre por dentro das novidades sobre o assunto!