Ao contrário do que alguns acreditam, há oportunidades de trabalho para além do ensino superior. Na verdade, são muitas as profissões promissoras que exigem apenas um curso técnico.
O estudo sobre Escassez de Talentos elaborado pela ManpowerGroup, que coletou e comparou dados sobre qualificação profissional no mundo todo, comprova isso. Embora tenha sido realizado em 2015, a demanda por profissionais de nível técnico está, hoje, em quarto lugar, perdendo apenas para profissões de ofício, representantes de venda e engenheiros.
Se você terminou o ensino médio e está em busca de um rumo profissional, confira a lista das mais promissoras profissões que exigem o curso técnico e escolha a sua!
1. Técnico em edificações
Optar por este curso é, ao mesmo tempo, promissor e estratégico!
Com a estabilização do cenário atual de crise econômica, há indícios de crescimento do setor de construção civil. A formação na área, portanto, torna-se promissora para profissionais de vários perfis, de pedreiro a gestor de obras.
E é estratégica porque, com um investimento menor e menos tempo de estudo, você vai ter a oportunidade de ver de perto a atuação dos engenheiros para entender se vale ou não a pena seguir na carreira.
Acompanhamento e controle de projetos, licenciamento e execução de obras, instalação de canteiros e realização de orçamentos são algumas das funções que a formação possibilita, dentro da engenharia civil.
2. Técnico em logística
É a profissão ideal para pessoas de visão ampla, capazes de entender o ciclo de produção de uma empresa de forma integrada. Ou seja, se você gosta e sabe empreender, vale à pena investir nessa formação.
O técnico em logística tem a função de gerenciar os processos que envolvem a cadeia produtiva, desde o manuseio da matéria-prima até o armazenamento e distribuição do produto final. Ele atua estrategicamente, criando mecanismos para otimizar processos, diminuir custos e aumentar a produtividade.
Sua atuação está intimamente associada à atividade de outro técnico, cuja função está descrita no próximo tópico. Confira!
3. Técnico em segurança do trabalho
É o curso que capacita o profissional a implementar ações com o objetivo de garantir a segurança na execução de tarefas. Onde existem trabalhadores, portanto, cabe um técnico em segurança do trabalho.
Sua formação possibilita atuação em estabelecimentos, como indústrias, hospitais, mineradoras, construção civil, dentre outros, e sua atuação compreende o desenvolvimento de treinamentos de equipe, realização de auditorias e elaboração de projetos.
Em um mercado cada vez mais consciente em promover a saúde dos trabalhadores, este profissional tornou-se muito valorizado. Então, se você acha que tem o perfil, não deixe de investir na profissão!
4. Técnico em mecânica industrial
Mais importante do que a operação do maquinário, a formação em mecânica industrial prepara o profissional para o desenvolvimento de planejamento, controle e manutenção de equipamentos.
Para quem gosta de lidar com peças, engrenagens e instalação de máquinas, essa é a opção ideal!
As chances de ingresso e permanência no mercado de trabalho por meio dessa profissão são muito promissoras, já que a tendência ao uso cada vez maior de máquinas nas fábricas e indústrias presume uma constante manutenção e desenvolvimento de novas soluções na área.
5. Técnico em enfermagem
Pesquisas do IBGE demonstram a diminuição das taxas de natalidade e fertilização e o aumento dos índices de longevidade no Brasil, o que quer dizer crescimento significativo da população idosa no país.
Para os aspirantes à área da saúde, temos aí uma clara oportunidade de trabalho.
Uma das possibilidades da profissão é o ofício de cuidador de idosos e a demanda particular por ele já é considerável. Sua grade curricular ainda possibilita o trabalho em postos de saúde, hospitais, laboratórios e consultórios.
Especializações também permitem que o profissional atue em empresas públicas e privadas, como assistente nas áreas ligadas à saúde ocupacional e medicina do trabalho.
Mantenha-se sempre atualizado com a dinâmica do mercado e da economia do país. É com base nesses itens que você ficará por dentro das novas tendências e terá condições de apostar em profissões que exigem o curso técnico para iniciar a descoberta do seu perfil profissional!
Gostou desse post? Temos muito mais em nossa página no Facebook: curta a nossa fan page e continue acompanhando outros conteúdos exclusivos!