(31) 9 9708-6211

Segunda a sexta, de 14h30 às 21h30​

(31) 3571•9300

Segunda a sexta, de 14h30 às 21h30

5 coisas que você precisa saber para conseguir sua bolsa e entrar na faculdade?

Compartilhar artigo

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Você já ouviu várias vezes, principalmente em propagandas, que é fácil conseguir bolsas de estudo em faculdades. Que isso é possível por meio da nota no ENEM e de vestibulares. Já ouviu, também, que dá para cursar a graduação dos seus sonhos por um valor que cabe no seu bolso. No entanto, nunca viu isso acontecer na prática, nem entende bem como pode ser viável? Entenda neste artigo como e onde buscar a bolsa de estudos verdadeira e completa para cursar a graduação dos seus sonhos, na faculdade que vai lhe inserir no mercado de trabalho.

1 – O que é uma bolsa de estudo?

Bolsa de estudo é um auxílio financeiro concedido a estudantes, sejam eles do ensino básico ou superior. Existem, inclusive, bolsas de pós-graduação e de pós-doutorado. Trata-se de um valor monetário financiado por um mantenedor público ou privado com o objetivo de incentivar e garantir que pessoas possam dedicar tempo ao estudo. Isso existe por razões simples e lógicas: nem todos podem contar com a família para custear suas despesas enquanto estuda durante todo o tempo, ou durante a maior parte do tempo; algumas empresas e governos entendem que investir na formação estudantil da população é importante para progredir. Diferente do que alguns pensam, bolsas para fazer faculdade não existem apenas em países subdesenvolvidos.  

2 – Bolsa X Financiamento – Entenda a diferença antes de entrar na faculdade

Bolsa de estudo e financiamento para fazer faculdade são duas formas muito diferentes de reduzir as taxas da mensalidade de graduação. A bolsa de estudo é um valor recebido de um mantenedor privado ou público. Você o recebe em forma de desconto em sua mensalidade, e esse valor não lhe é cobrado no final da graduação. Sabemos que nós, cidadãos que pagamos impostos, pagamos por esses valores indiretamente nas deduções, mas o fato é que, ao final do curso, não chegará uma fatura para você quitar. Por outro lado, o financiamento, como o nome já diz, é um empréstimo que lhe é concedido para quitar parte da sua mensalidade. Quando o seu curso acaba, a sua mensalidade não acaba. Você precisa continuar pagando até o financiamento ser completamente quitado. Dessa forma, você assume uma dívida ao longo dos anos da graduação, e não recebe um apoio financeiro, como é o caso da bolsa.

3 – Cuidado com as pegadinhas

É muito importante ficar atento(a) ao edital do vestibular e da matrícula da faculdade. Muitas instituições privadas usam as “bolsas de estudo” para fazerem propagandas e atrair alunos, mas não assumem um compromisso com a educação nem com o sonho de graduação desses jovens. Várias delas oferecem bolsas, mas não deixam explícito que será apenas no primeiro semestre. Quando o graduando inicia o segundo período, muitas vezes já começando um estágio na área, entusiasmado com a vida acadêmica e com o futuro profissional, recebe o boleto da mensalidade e se vê diante da necessidade de abandonar o curso, pois não havia se planejado para aquilo. Muitas pessoas que caem nessas situações acabam por se desiludir e nem buscar outras oportunidades de curso superior novamente. Perdem a oportunidade de conhecer as faculdades que realmente oferecem bolsas integrais e verdadeiras por culpa de uma instituição que não usou o recurso como deve ser usado.

4 – Como conseguir uma bolsa para entrar na faculdade?

A maior parte das faculdades usam a nota do ENEM para oferecer bolsas de estudo. Na Faculdade Asa, além da nota do ENEM, o candidato pode fazer a prova de redação on-line e usar a nota para conseguir a bolsa durante toda a graduação. Trata-se de uma oportunidade real para quem não conseguiu uma boa nota no ENEM e tem pressa de começar a realizar o seu sonho de graduação. Nem sempre dá para esperar o próximo ano, as próximas inscrições e as próximas provas para tentar uma bolsa de estudo em uma ótima faculdade.

5 – Não é só a bolsa que você deve olhar na faculdade.

Não adianta conseguir uma bolsa de estudo completa em uma faculdade que não tem credibilidade no mercado, não tem qualidade de ensino, que não prepara os graduandos para a vida profissional. É essencial conferir a ementa dos cursos da faculdade onde a bolsa é oferecida, os laboratórios, a nota no MEC, se o corpo docente é qualificado, entre outros benefícios. A Faculdade Asa tem nota 4 em 5 no MEC, oferece transporte gratuito para cidades próximas a Brumadinho, o que gera economia de combustível, segurança e conforto para o aluno. Além disso, conta com um grupo de professores renomados, tem parceria com várias empresas, para estágio de estudantes e indicação de profissionais formados, apresenta laboratórios de ponta, entre várias outras vantagens.

Veja, abaixo, os valores das bolsas na Faculdade Asa

  • 30% durante todo o curso com nota ENEM ou vestibular on-line de 400 a 450.
  • 40% durante todo o curso com nota ENEM ou vestibular on-line de 451 a 500.
  • 45% durante todo o curso com nota ENEM ou vestibular on-line de 501 a 550.
  • 50% durante todo o curso com nota ENEM ou vestibular on-line de 551 a 650.
  • 55% durante todo o curso com nota ENEM ou vestibular on-line de 651 a 760.
  • 60% durante todo o curso com nota ENEM ou vestibular on-line de 761 ou superior.

Saiba como conseguir sua bolsa na Faculdade Asa

Como funciona o vestibular on-line Asa

Quem nunca fez o ENEM não precisa se preocupar. Basta fazer o vestibular on-line da Asa que terá os mesmos direitos à bolsa. É super simples! A prova de redação precisa ter no mínimo 800 caracteres e, para isso, você terá até duas horas para conclui-la. Seu texto pode ser feito no momento mais apropriado para você. Basta escolher um local calmo, silencioso e que tenha uma boa conexão com internet. Depois, é só aguardar nosso contato com o resultado em no máximo três dias.

Conheça mais sobre a Faculdade Asa